LUSOFONIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Portugal-Tráfico humano: "Contratado" em navio pesqueiro é resgatado pela polícia 20 Setembro 2022

O barco pesqueiro no porto de Aveiro só tinha um ocupante, rapaz de 20 anos, quando esta quinta-feira,15, chegou a polícia de fronteira. O africano que embarcou na costa oeste-africana com a promessa de todas as regalias na Europa nunca pôs o pé em terra. Durante três meses, trabalhou sem salário e mal alimentado e depois deixaram-no a sobreviver da caridade dos trabalhadores do porto.

Portugal-Tráfico humano:

Quando o SEF chegou, o jovem contou que assinou um contrato mas nunca teve a cópia e que ao chegar a Aveiro, o contratador disse-lhe que não tinha condições para entrar no país.

Esteve três meses a trabalhar na manutenção do barco, sem qualquer remuneração até que foi abandonado. Valeu-lhe a caridade dos trabalhadores do porto que lhe davam de comer.

O SEF considerou ser este um caso de tráfico humano e concedeu ao jovem "um visto especial" que o autorizou a entrar no país.

O comunicado do SEF, citado nas notícias, informa ainda que o jovem se "encontra em segurança, em instituição vocacionada para o apoio a vítimas de tráfico de seres humanos".

Os factos foram comunicados ao Ministério Público, remata o SEF.

...
Fontes: JN.pt/Observador.pt/... Relacionado: Mais neoescravatura — Timorenses em Portugal trabalham e passam fome (...), 09.set.022; Neoescravatura no Médio Oriente (...), 24.mai.022; Neoescravatura (...) princesas dos Emirados ... escravizaram 20 empregadas na Bélgica, 03.out.018; Portugal: Justiça recupera menor raptada no Gana, mantida em cativeiro (...), 18.mar.019. Fotos: Porto de Aveiro "a força do Norte". Mapa desde a costa africana à costa mais ocidental da Europa.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project