LUSOFONIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Portugal sem todo o gás da Nigéria fornecedor de 55% — Ministro admite crise e preços a subir 20 Setembro 2022

O ministro português Duarte Cordeiro admite que, apesar de o Governo estar a tentar colmatar o risco no que toca ao fornecimento de gás ao país, o fornecedor chave que é a Nigéria poderá não entregar as quantidades de gás previstas, o que pode significar alterações do preço desta matéria-prima.

Portugal sem todo o gás da Nigéria fornecedor de 55% — Ministro admite crise e preços a subir

Portugal importa todo o gás natural que consome e a maior parte é da Nigéria — 49,5% em 2021 e 55% este ano, logo seguido dos EUA. Mas, de acordo com o Expresso, vários carregamentos destinados a Portugal, foram desviados para outros mercados, que dependem da Rússia.

A pressão para manter esse fornecedor no contexto atual — com o boicote europeu ao 3º maior fornecedor que é a Rússia — é ainda mais intensa e foi assim que há três semanas, o secretário de Estado-Adjunto e da Energia de Portugal, João Galamba, e o presidente da Galp reuniram-se com governantes em Abuja, Nigéria para garantir o gás nigeriano que constitui 55% nas importações de Portugal..

A lista de parceiros comerciais de Portugal no gás natural inclui além da Nigéria, a Espanha, Argélia, o Qatar, os EUA, mas também a Holanda, Trinidad e Tobago, Angola e Guiné-Equatorial.

O país que tem mais reservas de gás

É a Rússia, dir-se-á "infelizmente!" neste contexto de guerra. O país tem 47,578 triliões de metros cúbicos de gás natural.

Só em 2019 passou a fornecer Portugal, com uma compra única de 96 milhões de metros cúbicos de gás. Em 2021 tornou-se o seu 3º maior fornecedor, com uma encomenda de 573 milhões de metros cúbicos de gás russo a chegar ao Porto de Sines.

Fontes: SIC/Expresso/ECO.pt/sites. Fotos: A missão à Nigéria que integrou o governante João Galamba e o presidente da Galp, reunidos em Abuja em 1 de setembro com os decisores nigerianos, não conseguiu o objetivo que era garantir os 55% do gás importado por Portugal.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project