LUSOFONIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Portugal: Faleceu aos 67 anos Pina Moura superministro de Finanças de Guterres — "Duarte" como Cunhal 22 Fevereiro 2020

Joaquim Pina Moura, ex-ministro da Economia e das Finanças, morreu esta quinta-feira, em casa, em Lisboa, aos 67 anos, devido a uma "doença neurodegenerativa", segundo o filho, o fotojornalista João Pina.

Portugal: Faleceu aos 67 anos Pina Moura superministro de Finanças de Guterres —

Joaquim Augusto Nunes de Pina Moura nasceu num pequeno povoado do nordeste português (Loriga, concelho de Seia, distrito da Guarda), em 22 de fevereiro de 1952, entrou na política muito jovem e aos 17 anos foi candidato da oposição democrática às eleições de 1969 no Porto.

Em 1991 entregou o cartão de militante comunista desde 1972, com o nº 130 e que usava na clandestinidade antes do 25 de Abril’ o nome de código Duarte, o mesmo de Álvaro Cunha. Moura era mesmo visto, por alguns militantes comunistas, como o "delfim" do líder histórico.

O alcunhado "Cunhal dos pequeninos" acabou por ser dissidente do PCP em 1991—ao fim de três anos em que assumiu uma atitude crítica, "em busca da renovação do partido a partir de dentro".

Em 1995 integrou o governo de Guterres como independente. Terminou a carreira política e virou-se para a gestão de grandes empresas.

Fontes: Arquivos online. Foto (RTP).

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project