LUSOFONIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Portugal-Brasil: Sócrates "criminoso" diz "falso juiz, ativista político" Sérgio Moro — Troca de farpas 25 Abril 2019

José Sócrates, o ex-primeiro-ministro, e Sérgio Moro, ex-juiz e atual ministro da Justiça, protagonizaram uma troca de galhardetes no início desta semana, com epítetos pejorativos num vai e vem entre as duas margens do Atlântico lusófono, na terça e quarta-feira.

Portugal-Brasil: Sócrates

Esta quarta-feira ao ouvir o ministro Moro afirmar "Não debato com criminosos", surgiu a pergunta: Quem foi o primeiro a abrir as hostilidades?

A TVI mostrou José Sócrates num comentário sobre o atual ministro brasileiro da Justiça: " Sérgio Moro quando era juiz não era verdadeiro, era um ativista político". Isso foi na terça-feira e Sócrates reagia ao que dissera Sérgio Moro na véspera.

Moro tinha na segunda-feira participado numa conferência na Universidade de Direito de Lisboa. A certo ponto, ao abordar os processos de corrupção — que considerou serem "mais complexos por dificuldades institucionais", pelo tipo de pessoas que envolvem e pela lentidão da máquina judicial — deu mesmo o exemplo da ’Operação Marquês’. Foi este o ponto que feriu o ex-PM português.

Indagado pela TVI sobre o significado das expressões "juiz (falso)", "ativista político", aplicadas ao atual ministro brasileiro da Justiça, José Sócrates deu exemplos sobre a "instrumentalização da Justiça brasileira" por Moro no processo que condenou Lula.

"A Constituição do Brasil só permite a prisão depois que o processo transita em julgado", o que ainda "não aconteceu com o processo de Lula".

O elenco de "ilegalidades" cometidas pelo juiz Sérgio Moro" inclui, diz Sócrates, a "validação de uma escuta ilegal entre Lula e Dilma", entre outros exemplos.

Sócrates considera que "todo o comportamento" de Moro que tinha "uma agenda política, como se viu" visava "afastar Lula" para beneficiar "a candidatura do Presidente que o nomeou ministro". Tudo isso "causou dano muito sério à justiça brasileira".

Fonte: TVI

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau

blogs

publicidade

Newsletter

Abonnement

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project