ESPECIAIS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Porto Novo/São João: Peregrinação regressa em pleno com presença de “milhares” de peregrinos 22 Junho 2022

Oito mil pessoas são esperadas no dia 23 na peregrinação da imagem do santo padroeiro do Porto Novo no percurso Ribeira das Patas – Cidade, que regressa em pleno este ano. Em 2020, no pico da pandemia da Covid-19, a Igreja Católica não realizou a romaria, mas em 2021 a imagem do santo foi transportada de carro.

Porto Novo/São João: Peregrinação regressa em pleno com presença de “milhares” de peregrinos

Agora em 2022, estando a pandemia já sob controle no concelho do Porto Novo, a peregrinação regressa em pleno, com a presença de “vários milhares” de pessoas. Trata-se de “um momento alto” das festividades de São João no concelho do Porto Novo. Para a Igreja Católica, esta manifestação representa, efectivamente, “a parte mais bela” das festividades e é “qualquer coisa de extraordinário e único em Cabo Verde”.

Os peregrinos percorrem cerca de 23 quilómetros a pé, num percurso que dura até sete horas. O trajecto é feito ao som do “toca tambor” e do “colá sanjon”, numa autêntica demonstração de fé e devoção ao santo. É a oportunidade para os fieis e devotos de São João pagarem as promessas.

Ao longo da peregrinação, que se inicia às 8 horas, regista-se sete paragens. Em cada paragem os participantes depositam o andor num lugar estratégico onde os mais devotos fazem rezas e orações ao santo. A última pausa faz-se na capelinha onde o santo é guardado por aqueles que não conseguiram deslocar-se a Ribeira das Patas e que lhe dão as boas-vindas à Cidade do Porto Novo.

Às 15 horas, a imagem é transportada para a antiga capela, sita na Ribeira da Igreja, onde no dia 24, dia do Santo Padroeiro, é celebrada uma missa em honra a ele, que no dia 25 regressa a Ribeira das Patas, sempre transportado aos ombros pelos féis.

O edil do Porto Novo, não tem dúvidas de que esta peregrinação constitui a “marca do São João na sua vertente pagã religiosa”. Aníbal Fonseca acredita que este ano vai haver “uma grande enchente” nesta manifestação, mesmo não sendo um dia feriado.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project