Através do edital da Unidade de Gestão de Projectos Especiais do Ministério das Finanças, o Governo decidiu lançar novamente o concurso para a execução do centro de saúde da Ribeira das Patas, cuja primeira pedra foi lançada em Junho de 2022, num acto presidido pelo então ministro da Saúde, Arlindo do Rosário.
Conforme constatou a Inforpress no local, o lançamento do novo concurso tem suscitado as mais diversas reações dos porto-novenses, que, nesse quase ano e meio, vinham reclamando do atraso do arranque da obra, inicialmente orçada em 105 mil contos, esperando que “dessa vez” a infra-estrutura será construída.
O edital diz que as empresas de construção têm até 05 de Janeiro para a apresentação de propostas para execução de empreitada, que será de dez meses a contar a partir da data da consignação do projecto, financiado pelo Banco Mundial no âmbito do projecto covid-19 Emergency Responde.
Segundo o documento, o Governo decidiu aplicar parte dos fundos deste projecto para a construção do centro de saúde da Ribeira das Patas, que poderá ficar concluída até finais do próximo ano ou princípios de 2025.
A ministra da Saúde, Filomena Silva, confirmou recentemente no Parlamento que o centro de saúde da Ribeira das Patas vai avançar em 2024, numa altura em que havia muitas reclamações dos mais diversos quadrantes da sociedade porto-novense quanto à demora no arranque da obra.
A Associação para o Desenvolvimento Integrado da Ribeira das Patas tem manifestado, constantemente, a sua preocupação face ao atraso na construção desta infra-estrutura de saúde, que, segundo o representante desta associação, Arlindo Delgado, já deveria estar em funcionamento.
Porto Novo, com pouco mais de 16 mil habitantes, dispõe de uma rede de infra-estruturas integradas por um centro de saúde que fica na cidade do Porto Novo e cinco postos sanitários distribuídas pelas localidades do Tarrafal de Monte Trigo, Ribeira das Patas, Alto Mira, Águas das Caldeiras e do Planalto Norte, além de unidades sanitárias de base em quase todos povoados.
A Semana com Inforpress