NOTÍCIAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Porto Novo/Peregrinação: Número de peregrinos terá superado o record de 2019 – pároco 24 Junho 2022

O pároco do Porto Novo, Santo Antão, José Pires, disse hoje que nunca imaginou que a peregrinação da imagem de São João Baptista tivesse, nesta retoma, “tanta gente”, superando o record em 2019.

Porto Novo/Peregrinação: Número de peregrinos terá superado o record de 2019 – pároco

A peregrinação esteve suspensa nos últimos dois anos e na reabertura desta manifestação religiosa, o número de peregrinos terá superado as cerca de oito mil pessoas em 2019, acredita o frei José Pires, para quem as pessoas estavam “com vontade de celebrar São João Baptista”.

“Não pensei que na reabertura da peregrinação tivesse tanta gente. Acredito que batemos o record de 2019”, sublinhou o pároco que realçou a “forma ordeira” como decorreu esta romaria, que se iniciou às 08:00 na Ribeira das Patas e terminou às 15:00, com a chegada da imagem do santo à cidade do Porto Novo.

O religioso e o profano se misturam durante esta manifestação popular, que faz um percurso de 23 quilómetros, com fieis a transportarem o São João aos ombros.

José Pires admite que possa haver “um pouco de exagero” na forma como as pessoas celebram o santo padroeiro, mas lembrou que o próprio nascimento de João Baptista foi motivo de festa e alegria para os habitantes da Judeia.

O facto de, já no século 19, lembrou o pároco, existirem no Porto Novo 300 tamboreiros e 800 romeiros testemunha que “houve sempre muita festa” nas celebrações de São João Baptista nessa parte do território nacional.

“São João trouxe sempre esta alegria e esta festa. É muito importante que as pessoas se juntem, rezem e paguem as suas promessas”, sublinhou o sacerdote.

O programa religioso prossegue hoje com a missa vespertina e esta sexta-feira, 24, dia do santo padroeiro, com a missa solene em honra a São João, seguida de procissão pelas artérias da cidade do Porto Novo. A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project