ESPECIAIS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Porto Novo: Festa do Município e de São João com fortes movimentações culturais 22 Junho 2022

A festa do dia do Município do Porto Novo e de São João Batista, santo padroeiro do concelho, está a movimentar o concelho. A celebração destas duas efemérides conhece o seu ponto alto no dia 24 com várias atividades profanas e religiosas, com destaque para o tradicional desfile de romaria, que este ano conta com a presença de quatro grupos da cidade do Porto Novo e da Ribeira das Patas, a peregrinação da imagem do santo, a celebração eucarística e a procissão que contam com a presença do bispo da Diocese do Mindelo, D. Ildo Fortes.

Porto Novo: Festa do Município e de São João com fortes movimentações culturais

O concelho do Porto Novo conhece, ao longo do mês de Junho, uma movimentação fora do normal graças às festividades do seu santo padroeiro, São João Baptista. As actividades começam em maio, mas é no primeiro dia de junho que a festa arranca oficialmente com a alvorada dos tamboreiros e das coladeiras.

Este ano, além da apresentação de três obras literárias, aconteceu a feira agro-pecuária, que reuniu 60 expositores de toda a ilha de Santo Antão. O programa incluiu ainda um debate sobre as datas simbólicas do município, ou seja, o 24 de junho (dia de São João Batista), que se celebra nesta altura, e o 2 de setembro, dia em que o município foi criado, em 1962.

Como acontece todos os anos, a Câmara Municipal do Porto Novo promoveu no domingo, dia 19, o tradicional encontro dos emigrantes para momentos de convívio, mas também para “homenagear” os emigrantes pelo seu “grande contributo” para o processo de desenvolvimento deste concelho, conforme destaca o autarca porto-novense, Aníbal Fonseca.

A aldeia cultural “Nós Reís» abriu nos dias 20 e 21 com as actividades culturais nas vertentes de música, dança e outras, sendo de destacar a realização da edição 202 da “morna fest” com a presença de “grandes nomes” da música tradicional cabo-verdiana.

Hoje, dia 22, acontece ainda um dos eventos culturais mais aguardados e que leva ao centro histórico da Cidade do Porto Novo “milhares” de pessoas. Trata-se do desfile dos grupos de romaria que conta com a presença de quatro grupos da cidade e da Ribeira das Patas.

“Este é um momento muito alto. É uma grande mostra da cultura tradicional de Santo Antão, com desfile, trajes tradicionais, toque de tambor, coladeira, com mostra de produtos tradicionais e do artesanato”, descreve o presidente da Câmara Municipal.

Além de uma exposição de pintura do artista plástico Airton Cruz, o programa destaca ainda o “Rozer Color Party” mas também a peregrinação da imagem do santo entre Ribeira das Patas e Cidade do Porto Novo.

Bailes populares, peregrinação do santo e corrida de cavalos

Mas o programa da festa não fica por aí. Nos dias 23 e 24 de Junho acontecem os bailes populares no antigo estádio municipal, também muito aguardados, com presença de artistas e grupos musicais de “elevado nível”, como são os casos Os Tubarões, Cordas do Sol, Josslyn, Kino Cabral, Dynamo e Ceuzany.

Nos dias 22 e 24 realiza-se a corrida de cavalos.

O programa religioso decorre há vários dias com a peregrinação da imagem do santo padroeiro pelos diferentes bairros e povoados, mas as atenções estão voltadas para os dias 23 e 24 em que têm lugar a peregrinação, a celebração eucarística e a procissão, que contam com a presença do bispo da Diocese do Mindelo, D. Ildo Fortes.

O desporto é outro prato forte das celebrações, com a realização da tradicional corrida de cavalos, da prova de atletismo e do ciclismo, futsal e andebol.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project