CORREIO DAS ILHAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Porto Novo/Chã de Norte: Líder associativo denuncia que famílias perderam toda a produção e já não conseguem levar “panela ao lume 21 Julho 2019

Mais de 50 famílias em Chã de Norte, no Porto Novo, cujo sustento depende da actividade agrícola, enfrentam, há quase quatro meses, situação de penúria de água, que resultou na perda de toda a produção agrícola, nessa localidade.

Porto Novo/Chã de Norte: Líder associativo denuncia que famílias perderam toda a produção e já não conseguem levar “panela ao lume

Segundo Inforpr5ess, Evanildo Dias, presidente da associação comunitária de Chã de Norte e um dos agricultores afectados, alerta que “a situação está a ficar muito difícil”, existindo muitas famílias que, nesta altura, têm “dificuldades para levar a pena ao lume”. Ou seja, muitos residentes passam fome neste momento.

“Levar a panela ao lume é uma dor de cabeça para muitas dessas famílias, que já perderam toda a esperança”, informou Ivanildo Dias, exortando a “quem de direito para encontrar uma solução para esse grave problema que está a afectar as famílias” em Chã de Norte.

Segundo a mesma fonte, o furo de Chã de Norte, inaugurado em 2015, encontra-se inoperacional desde Abril, devido à uma avaria no sistema de bombagem, para o “desalento” das famílias que depenem daquilo que produz com a exploração das parcelas, doadas pelo Estado, há quatro anos.

Esse furo, um do mais produtivos do município do Porto Novo, com capacidade para produzir 26 metros cúbicos de água/hora, tem sido afectado por constantes avarias, com “enormes prejuízos” para os agricultores, que voltaram a perder toda a sua produção.

O delegado do Ministério da Agricultura e Ambiente no Porto Novo, Joel Barros, já informou que este ministério está a envidar os esforços para repor a normalidade em Chã de Norte, em termos de fornecimento de água para agricultura, refere a Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau

blogs

publicidade

Newsletter

Abonnement

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project