CORREIO DAS ILHAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Porto Novo: Abastecimento de água, energia eléctrica e salvamento de gado preocupam populações do Planalto Norte 29 Janeiro 2018

Dificuldades do abastecimento de água, a falta de energia eléctrica 24 sobre 24 horas e o salvamento do gado afiguram-se entre as principais preocupações das populações do Planalto Norte do Porto Novo, em Santo Antão.

Porto Novo: Abastecimento de água, energia eléctrica e salvamento de gado preocupam populações do Planalto Norte

Essas inquietações foram levantadas durante os encontros que o presidente da Câmara do Porto Novo tem estado, nos últimos dias, a manter com as diferentes comunidades desse planalto, uma das zonas mais afectadas pela seca em Cabo Verde.

Segundo a edilidade local, as questões que têm sido mais levantadas nesses encontros prendem-se com o abastecimento de água, com necessidade de energia eléctrica de forma continuada e com o salvamento do gado, além da criação de mais espaços de lazer para os jovens.

O edil do Porto Novo, que tem estado a deslocar-se, regulamente, às comunidades rurais no quadro da “governação de proximidade” que tem levado a cabo, assegurou que muitos desses problemas serão resolvidos com os projectos que vão arrancar, “brevemente”, no Planalto Norte.

Essa localidade, onde vivem quase 170 famílias, vai receber, no decorrer de 2018, “projectos estruturantes” nos domínios da água e electrificação, estimados em 50 mil contos, já com financiamento garantido, segundo Aníbal Fonseca.

Trata-se de investimentos, lançados em Dezembro, que vão melhorar a qualidade de vida das populações em todo o Planalto Norte, fixando as pessoas nas suas comunidades, muito castigadas pela escassez de água, por causa da seca.

No caso da electrificação, Planalto Norte vai ser contemplado com um projecto que consiste na exploração das energias renováveis, cuja obras vão ser executadas pela empresa cabo-verdiana Lobo Solar.

Essa zona terá, assim, nos primeiros quatro meses de 2018, luz eléctrica durante 24 horas, graças ao projecto, co-financiado pelas cooperações portuguesa e luxemburguesa, pelo Sistema das Nações Unidas, de entre outros parceiros.

Em relação ao abastecimento de água, o projecto, que terá a execução de um ano, consiste na bombagem de água, através de sistemas fotovoltaicos, a partir da nascente de Escravoerinhos, nas proximidades de Martiene, para as seis comunidades do Planalto Norte.

Alem disso, essa localidade vai ser ainda abrangida, em 2018, com um programa de prospecção de água subterrânea, segundo o edil do Porto Novo, assegurando que o Governo já se comprometeu a executar, pelo menos, um furo no Planalto Norte.

Em relação ao salvamento do gado, o programa de emergência, lançado pelo Governo, já está a ser implementado no Planalto Norte, com um efectivo pecuário de cerca de seis mil cabeças de gado. Fonte: Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade
Cap-vert
Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project