SOCIAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Plásticos poluidores: Tema do Dia Mundial do Ambiente 2018 celebrado na Índia 05 Junho 2018

O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado esta terça-feira, 5, tem como tema “#AcabeComAPoluiçãoPlástica”. O objetivo da ‘ONU Meio Ambiente’ é chamar a atenção da sociedade para a urgente necessidade de reduzir a produção e o consumo excessivo de produtos plásticos descartáveis.

Plásticos poluidores: Tema do Dia Mundial do Ambiente 2018 celebrado na Índia

As comemorações de 2018, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), visam alertar para o combate ao lixo marinho. Todos os setores da sociedade global têm de se mobilizar para “erradicar o problema, que se não for solucionado poderá resultar em mais plástico do que peixes nos oceanos até 2050”.

Segundo as Nações Unidas, a poluição por plásticos é uma das principais causas atuais de danos ao meio ambiente e à saúde. Por ano, contam-se 5 triliões de sacos plásticos usados em todo o planeta.

Ainda segundo a ‘ONU Meio Ambiente’, a cada minuto, consumimos um milhão de garrafas plásticas e 90% da água engarrafada contêm microplásticos.

Segundo a mesma organização, metade do plástico consumido no mundo é descartável e pelo menos 13 milhões de toneladas depositam-se nos oceanos, afetando 600 espécies marinhas por ano, 15% das quais estão ameaçadas de extinção.

Iniciativas para Lixo Zero

Neste 2018, que farão os poderes central e municipal para festejar o dia? Que farão as escolas, as famílias para ensinar a adotar uma política de lixo zero?
Lixo zero quer dizer que é urgente fazer de tudo para que os resíduos não sejam enviados para aterros. Reciclar, compostar, reduzir.

Fontes: Site da ONU. Foto : Arquivo A Semana — "O fabrico, importação e comercialização de sacos de plástico convencional para embalagem será interditado em Cabo Verde a partir de 1 de janeiro de 2017". Palavras leva-as o vento?

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade
Cap-vert

Newsletter

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project