INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Peru: Presidente Castillo 1º de berço rural toma posse — Desafios maiores: Covid e corrupção 01 Agosto 2021

Pedro Castillo tomou posse nesta quarta-feira como presidente da República do Peru, após prestar juramento diante do Congresso e receber a faixa simbólica. Entre os desafios do quinto presidente em cinco anos constam: levar até ao fim o seu mandato (2021-2026), fazer do "Peru rico um país sem pobres", reescrever a Constituição, reforçar setores da educação e Saúde, combater a Covid que fez deste o país com mais óbitos pela pandemia.

Peru: Presidente  Castillo 1º de berço rural toma posse — Desafios maiores: Covid e corrupção

A tomada de posse — em ato solene que contou com a participação dos presidentes dos países latino-americanos, com Bolsonaro a marcar-se como o único chefe de Estado ausente e o Brasil a ser representado pelo vice-presidente, Hamilton Mourão — coincidiu, pois, com o ducentésimo aniversário da independência (28.07.1821).

Uma coincidência que resulta da nova contagem de votos na segunda-volta da eleição presidencial. Recorda-se que depois de, na primeira semana de junho, a autoridade eleitoral ter dado a vitória ao candidato da esquerda, a Keiko Fujimori contestou (Peru entre Covid e eleição nas mãos da justiça — 100% votos contados que Fujimori contesta, 12.jun.021).

Sete semanas de batalha judicial depois, o candidato vencedor toma posse.

Mas há outras batalhas que Castillo vai ter de enfrentar, a começar pelo setor da Saúde, flagelada pela Covid. O Peru com o total de 196.214 hoje é, com 5.861 de taxa de letalidade, o país com a maior taxa mundial de óbitos.

A crise económica empurrou milhões de peruanos para a pobreza. O seu combate à pobreza, como prometeu, vai ter pela frente a força da oposição.

Medidas como a criação de um milhão de empregos no primeiro ano do seu mandato, mais impostos na atividade mineira para financiar os serviços públicos estão entre os grandes desafios de Castillo, frente à oposição de direita liderada por Keiko Fujimori, a concorrente derrotada por menos de um por cento.

Não tão radical

Mais suave está o discurso do presidente Castillo, comparativamente ao do candidato de esquerda que propunha nacionalizar setores-chave da economia: extração mineira, petróleo e gás, hidroelétricas.

No seu discurso de posse perante o congresso, o presidente Castillo prometeu "respeitar a propriedade privada".

Constituição. A promessa de Pedro Castillo de referendar um novo texto constitucional, para substituir o de 1993 sob Alberto Fujimori, vai enfrentar o Congresso fragmentado em que a oposição é liderada pela filha do ex-presidente detido por corrupção.

Fontes: AP/EFE/Le Monde/El País.es/UOL-Globo/. Relacionado: Peru entre Covid e eleição nas mãos da justiça — 100% votos contados que Fujimori contesta, 12.jun.021; 2ª volta presidencial no Peru flagelado pela Covid: Duelo entre filha de Fujimori e filho de camponeses, 085.jun.021; Peru entre Covid e eleição nas mãos da justiça — Fujimori contesta, EUA e OEA elogiam, 25.jun.021. Fotos (EFE): Foi com o seu tradicional chapéu de palha de aba larga e o fato com adornos ameríndios que foi empossado Pedro Castillo — o professor primário simbolizado no lápis tricolor.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project