POLÍTICA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Parlamento: PAICV pede agendamento do debate deste mês sobre o ensino superior em Cabo Verde 11 Abril 2018

O estado da educação em Cabo Verde, alegadamente desorganizado, segundo sindicatos do ramo, vai ser levado à próxima sessão da Assembleia Nacional. É que o grupo parlamentar do PAICV (oposição) pediu, esta segunda-feira,10, o agendamento, para este mês, de um debate parlamentar sobre o ensino superior em Cabo Verde, visando “provocar uma reflexão sadia e frutífera” entre os deputados da Nação.

Parlamento: PAICV pede agendamento do debate  deste mês sobre o ensino superior em Cabo Verde

Conforme denunciam sindicatos de professores, principalmente o SINDEP que é a organização mais representativa da classe com mais de quatro mil associados, «o sector da educação encontra-se totalmente desorganizado», com uma ministra a governar sem diálogo e recusar encontro com docentes para negociar a implementar de vários dossiês pendentes e constrangimentos existentes em todo o país.

Diante de tais denúncias, o assunto vai ser levado à sessão da AN deste mês. Em comunicado de imprensa, o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) diz que “urge debater, neste momento, a questão do acesso e da permanência dos jovens no ensino superior”.

Para o PAICV “aliada à questão do acesso e da permanência, urge também debater o financiamento e a sustentabilidade da formação superior em Cabo Verde, bem como a sustentabilidade das próprias instituições do ensino superior” no país.

“A tarefa de proporcionar uma formação superior de qualidade não é só das famílias. Também é uma responsabilidade do Estado!”, sublinha a mesma fonte citada pela Inforpress.

Com essas preocupações na agenda, a líder do PAICV, Janira Hopffer Almada, já iniciou um périplo pelas universidades e instituições do ensino superior no país e já reuniu com os sindicatos que representam a classe docente no país.

“Tais encontros permitiram ao PAICV aferir que a educação, no país, que vai de mal a pior, muito por culpa da reforma do Sistema de Ensino, copiado em outras paragens e introduzido, com efeitos nefastos, no nosso Sistema”, lê-se no comunicado.

Ainda na sequência do agendamento do debate sobre ensino superior, a também líder do grupo parlamentar do PAICV encontrou-se, na semana passada, aquando da sua estadia de dois dias em São Vicente, com a equipa reitoral da Universidade do Mindelo, estando também agendadas reuniões e visitas às outras universidades e instituições do ensino superior em Cabo Verde.

Para além da líder do PAICV, deputados nacionais ligados a este partido da oposição agendaram também encontros e visitas às instituições do ensino superior no país com o fito de tomar o pulso da situação, refere a Inforpress.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade
Cap-vert
Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project