ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

PR recebe líder da Oposição antes de seguir para reunião da Internacional Socialista em Nova Iorque 17 Setembro 2019

A líder do PAICV foi recebida, em audiência, pelo Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, esta terça-feira, 17 de Setembro, pelas 11 horas e 30 minutos, no Palácio do Platô, na Praia. Com esta visita Janira Hopffer Almada solicitou contribuições e sugestões ao Chefe do Estado antes de partir, rumo à cidade de Nova Iorque -EUA, onde vai participar na reunião do Presidium da Internacional Socialista (IS), que começa na próxima semana.

PR recebe líder da Oposição antes de seguir para reunião da Internacional Socialista em Nova Iorque

Conforme diz em nota, este encontro de hoje acontece dias antes da líder do maior partido da Esquerda, na oposição, participar, na qualidade de Vice-Presidente, na habitual reunião anual do Presidium da Internacional Socialista, a ter lugar na Sede das Nações Unidas, em Nova Iorque-EUA, no dia 25 deste mês.

«A Reunião do Presidium da Internacional Socialista, uma oportunidade para o intercâmbio de ideias sobre assuntos candentes da Agenda Global e alguns temas-chaves da Assembleia-Geral deste ano, debruçará, essencialmente, sobre as mudanças climáticas, a COP25 - Conferência das Partes da Convenção da Convenção do Clima das Nações Unidas que, este ano ocorrerá, de 11 a 22 de Novembro, no Chile - e o desenvolvimento sustentável», lê-se na nota remetida ao ASemanaonline.

Referindo-se às mudanças climáticas, revela que é mister salientar que o PAICV aderiu ao “apelo global para uma sociedade mundial sustentável, antes que seja tarde”, lançado pela Internacional Socialista, a maior família política progressista global. Considera que, com esta adesão, «comprometeu-se a redobrar os esforços no sentido de propiciar uma revolução de ideias, de políticas e de estilos de vida que respondam a estes novos desafios, para criar um novo paradigma de como atuamos, como produzimos e como consumimos».

Para a materialização desse desiderato, o Partido Tambarina entende que é preciso que os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) passem a fazer parte dos programas de educação básica, de formação profissional e de investigação e desenvolvimento, como também das decisões políticas.

«Já no tocante ao desenvolvimento sustentável, o PAICV tem criticado a falta de visão e de estratégia do atual governo, ao mesmo tempo que, defende uma verdadeira agenda de transformação económica do país, através do aumento da capacidade competitiva de Cabo Verde, da diversificação da base produtiva, da melhoria da eficiência e da relevância do sistema educativo e da aposta na formação das competências que o arquipélago precisa», destaca o documento. O PAICV entende, por outro lado, que o Turismo, a Economia Marítima, a modernização da agricultura e da pecuária no Mundo Rural, as energias renováveis e as novas Tecnologias de Informação e Comunicação desempenham um papel crucial neste processo.

Paz e encontros com comunidade sobre conjuntura socio-económica difícil no país

Conforme o programa definido, fazem também parte da Agenda de trabalhos desta Reunião do Presidium da Internacional Socialista “os atuais desafios que englobam os esforços da Internacional Socialista em matéria da resolução de conflitos, a paz e a democracia, bem como, as próximas atividades da Organização”.

Entretanto, ainda durante a sua permanência nos Estados Unidos da América, a líder do PAICV manterá contactos com as estruturas do Partido e a comunidade cabo-verdiana, radicada nos Estados Unidos. Tudo «no intuito de compartilhar com todos a difícil conjuntura socioecónomica que Cabo Verde atravessa, fruto da atuação desastrosa da atual maioria, os próximos desafios eleitorais e a necessidade premente de se conferir um novo rumo à governação do país», conclui a liderança de Janira Hopffer Almada.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau

blogs

publicidade

Newsletter

Abonnement

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project