No que tange ao conflito armado com a Rússia, diz a mesma fonte que Zelensky agradeceu a “posição firme” de Cabo Verde desde a primeira hora, a condenar a invasão de parte do território ucraniano pelas forças armadas russas, posição essa coerente com o respeito do Estado cabo-verdiano à integridade territorial e à soberania dos Estados, plasmado, inclusive, no artigo 11º da Constituição da República.« Um posicionamento pela paz e pela resolução negociada dos conflitos, à luz do Direito Internacional», sublinhou o site referido.
O Chefe de Estado cabo-verdiano aceitou ainda o convite do seu homólogo ucraniano para visitar a Ucrânia, com data a indicar. O Presidente ucraniano manifestou também a disponibilidade em reforçar a cooperação bilateral com Cabo Verde. Nisso, Volodymyr Zelensky explicou sobre a iniciativa “Grain From Ukraine” (Grão da Ucrânia), programa humanitário com o qual pretende beneficiar sobretudo os países africanos. Neste particular, fez questão de realçar que a Ucrânia é um dos maiores produtores e exportadores de cereais no mundo.
Lembrando que vários quadros cabo-verdianos devem a sua formação à Ucrânia, o Presidente Neves aproveitou, igualmente, o ensejo para deixar um abraço de amizade e de solidariedade do povo cabo-verdiano para com o povo ucraniano, conclui o site da Presidência da República de Cabo Verde que vimos citando. Foto: Presidência da República CV/Arquivo do jornal