ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

PIB aumentou 5 % no terceiro trimestre de 2018 03 Janeiro 2019

O Produto Interno Bruto (PIB) aumentou, em termos homólogos, 5,0 % em volume no 3º trimestre de 2018, segundo as Contas Nacionais Trimestrais do Instituto Nacional de Estatística (INE). “Esta evolução resultou do maior contributo das despesas do consumo final e do investimento. A aceleração do consumo final resulta, principalmente do aumento das despesas do consumo privado”, lê-se no relatório do Instituto Nacional de Estatística.

PIB aumentou 5 % no terceiro trimestre de 2018

“As exportações de bens e serviços em volume registaram no 3º trimestre, uma variação homóloga de 9,2% face aos 27,7% no trimestre anterior. As importações de bens e serviços, em termos homólogos, aumentaram 9,7%, face aos 16,7% no 2º trimestre de 2018”, revela documento referido.

Quanto ao consumo final, o relatório destaca que se registou uma variação homóloga positiva de 4,7% no 3º trimestre de 2018 contra os 4,2% no trimestre anterior.

Por seu turno, o consumo privado aumentou 5,8%, em termos reais no 3º trimestre de 2018, o que traduziu numa aceleração face à variação de 0,3% registada no 2º trimestre.

Os dados do INE enfatizam ainda que o investimento registou uma variação homóloga positiva, de 8,1% em volume no 3º trimestre de 2018 e uma variação 5,0% no trimestre anterior. As exportações e importações aumentaram 9,2% e 9,7% em volume, respetivamente.

Este relatório destaca ainda que, tendo em conta os primeiros trimestres de 2018, “o crescimento é bem evidente, com destaque para as atividades da pesca, da indústria transformadora, eletricidade e água, comércio, transportes, alojamento e restauração, serviços financeiros e seguros, administração pública e também dos Impostos líquidos dos subsídios sobre os produtos.”

Consulte aqui o documento:https://asemana.publ.cv/IMG/pdf/cnt...

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau

blogs

publicidade

Newsletter

Abonnement

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project