MUNDO INSÓLITO

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Octogenário falece após ingerir "café" feito pela esposa doente de Alzheimer 09 Fevereiro 2018

O ancião de 87 anos faleceu algumas horas depois de ter ingerido detergente, pensando que estava a beber uma xícara de café, preparado pela esposa de 82 anos, que sofre da doença de Alzheimer. O caso deu-se esta segunda-feira em Madrid, como noticiou o ’El Economist.es’. O casal tinha acabado de almoçar e a assistente social, que os acompanhava, ocupava-se de outras tarefas quando a mulher decidiu ir para a cozinha. O hospital avisou a ’Policía Nacional’, que se deslocou à casa para recolher as provas e falar com a esposa, que não foi detida.

Octogenário falece após ingerir

Mais de 50 milhões de pessoas em todo o mundo são afetadas por demência, sendo a doença de Alzheimer a sua forma mais comum. Globalmente, a cada três segundos há um novo doente de demência, em geral associada com a velhice. Contudo, a doença atinge pessoas com menos de 65 anos.

De acordo com a organização ’Alzheimer’s Disease International’, em 2050 o número de pessoas afetadas com doenças neurodegenerativas, ou demências, quase triplicará. A maioria terá Alzheimer, que é a forma mais frequente deste tipo de doença.

Atualmente, os médicos usam "técnicas de imagiologia cerebral, desde a tomografia axial computadorizada (TAC) à tomografia por emissão de positrões (PET), ou outros testes invasivos como punções para analisar o líquido cefalorraquidiano, para perceber se os doentes têm uma acumulação de beta-amilóide no cérebro".

Este tipo de doença continua sem cura. Os referidos testes, além de invasivos, são caros e podem só mostrar resultados quando a doença já começou a progredir.


Fontes : Sites referidos. Foto: Teste ao sangue deteta proteína tóxica da doença de Alzheimer. Estudo na revista Nature mostra que biomarcadores no plasma sanguíneo podem prever a deposição de beta-amilóide no cérebro – a primeira assinatura patológica da doença de Alzheimer.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade
Cap-vert
Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project