CORREIO DAS ILHAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

05 de Julho: Câmara da Praia inaugura Praça Amílcar Cabral esta sexta-feira 05 Julho 2019

A Câmara Municipal da Praia inaugura, nesta sexta-feira, 05 de Julho, dia da Independência Nacional, a praça Amílcar Cabral, construída à frente do Auditório Nacional, junto ao memorial que lhe foi dedicado.

05 de Julho: Câmara da Praia inaugura Praça Amílcar Cabral esta sexta-feira

Segundo a autarquia citada pela Lusa, o acto será marcado com momentos de homenagem e personalidades cabo-verdianas, que têm contribuído para o processo de afirmação e desenvolvimento de Cabo Verde.

O evento conta com a actuação de grupos como, os Tubarões, Azagua, desfile de grupos de tabanca da Praia, batuque e actuação do grupo Raiz di Polon.

A cerimónia de inauguração será presidida pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, na presença do edil praiense, Óscar Santos.

O acto contará ainda com a presença do embaixador da Rússia, Vladimir Sokolenko, e do presidente da Fundação Amílcar Cabral, Pedro Pires, entre outros convidados.

Amílcar Cabral nasceu a 12 de Setembro de 1924 em Bafatá, Guiné Conacri, filho de Juvenal Cabral e Iva Pinhel Évora. Cabral foi poeta, agrónomo, e “pai” da independência conjunta de Cabo Verde, a 5 Julho de 1975, e Guiné-Bissau, oficialmente a 10 Setembro de 1974.

A 20 de Janeiro de 1973, o fundador do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC, actual Partido Africano da Independência de Cabo Verde – PAICV) Amílcar Cabral foi assassinado na Guiné Conacri.

A 05 de Julho de 1975, fora proclamada a independência de Cabo Verde, território colonizado pelo império português a partir de meados do séc. XV.

O estádio municipal da Várzea, na Cidade da Praia, foi o local escolhido para o cerimonial da transferência da soberania portuguesa para as novas autoridades do país, lembra a Lusa.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau

blogs

publicidade

Newsletter

Abonnement

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project