Esta que é considerada a grande senhora da Música e Cultura Cabo-verdiana, tem já nove trabalhos discográficos editados. Celina Pereira é também conhecida como uma eximia cantora de estórias tradicionais, destaca-se no campo cultural, dada a forma como tem projectada a cultura cabo-verdiana, tanto no país como na diáspora, tornando-se uma verdadeira embaixadora da cultura cabo-verdiana além fronteiras.
«Boavistese de gema, radicado em Portugal, lançou seu primeiro single 1979 e em 1986 deu a estampa a sua primeira obra discográfica “Força di Cretcheu" (Força do Meu Amor), um trabalho com arranjos e Direcção musical de Paulino Vieira que inclui histórias e cantigas de roda, brincadeira, casamento e trabalho», refere em nota a SCM.
Segundo a mesma fonte, em 1990 lançou o LP "Estória, Estória... No Arquipélago das Maravilhas" e em 1993 edita pela editora francesa Melódie, em 1993, o álbum "Nós Tradição" e participa na compilação "Pensa nisto!...".
Já no disco "Harpejos e Gorjeios", editado em 1998, canta em crioulo e português, tendo contado com a direcção musical de Zeca Afonso e interpreta a morna e interpreta a morna "Bejo de Sodade", da autoria de B.Leza , com o fadista Carlos Zel,
Celina Pereira colabora com o brasileiro Martinho da Vila no tema "Nutridinha (nutridinha do sal)" do disco "Lusofonia" de 2000.
"Estória, Estória..." foi reeditado em CD e em formato audiolivro (livro/cassete), tendo recebido vários prémios internacionais.
Celina foi condecorada em 2003, com a medalha de mérito - grau comendadora - pelo presidente da República de Portugal, Jorge Sampaio, pelo seu trabalho na área da educação e da cultura cabo-verdiana, Celina Pereira foi foi galardoada em 2014 com o Prémio Carreira na 4.ª edição do Cabo Verde Music Awards (CVMA).
Lançou ainda "Estória, Estória… do Tambor a Blimundo", um áudio-livro que pretende recuperar o património expressivo das histórias e jogos de roda tradicionais africanos, com ilustrações da italiana Claudia Melotti.
“A Sereia Mánina e seus sapatos vermelhos” é o mais recente livro infantil da escritora e cantora Celina Pereira, em formato impresso e áudio, tendo sido lançado no dia 26 de Março na Biblioteca Nacional, na cidade da Praia. Daí a gala da homenagem a Celina Pereira, este domingo, na capital cabo-verdiana.