ECONOMIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Nobel da Economia para trio dos EUA, Canadá e Holanda 12 Outubro 2021

O ’Prémio do Banco da Suécia para as Ciências Económicas em Memória de Alfred Nobel’, mais simplesmente Prémio Nobel da Economia, vai para David Card, Joshua Angrist e Guido Imbens. O trio é distinguido pelo seu estudo sobre os efeitos do salário mínimo, imigração e educação no mercado de trabalho, anunciou a Real Academia das Ciências da Suécia esta segunda-feira 11, sexto dia de atribuição dos Prémios Nobel de 2021.

Nobel da Economia para trio dos EUA, Canadá e Holanda

O trio de economistas — David Card, de 65 anos, Joshua Angrist, de 61 anos, e Guido Imbens, de 58 anos, respetivamente da universidade da Califórnia-Berkeley, MIT e da universidade de Stanford — são premiados pelo seu trabalho direcionado para a compreensão dos efeitos do salário mínimo, imigração e educação no mercado de trabalho.

O júri do "falso" Nobel que é o da Economia — já que não estava previsto no testamento de Alfred Nobel — justificou o porquê da distinção ao trio: "A sua abordagem estendeu-se a outras ciências e revolucionou a pesquisa empírica".

A divisão do prémio não é equitativa: dois recebem 50% enquanto o professor de Berkeley recebe a outra metade do prémio de dez milhões de coroas (1 milhão de euros, mais de cem mil contos) "pelas contribuições empíricas para a economia do trabalho", acentuou o júri do 53º prémio para a Economia.

Há um ano o Nobel da Economia foi atribuído ao duo americano Robert B. Wilson, de 83 anos, e Paul Milgrom, de 72, economistas da universidade de Stanford pelo seu trabalho pioneiro na teoria dos leilões: "desenvolveram novos formatos para vender em leilão bens e serviços que são difíceis de vender", segundo a justificação no site da organização Nobel. As suas "brilhantes descobertas" são, por isso, "importantes para quem vende, quem compra e para os contribuintes", lê-se no site referido.

Fontes: Website da organização Nobel/DW/Le Monde.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project