INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Nigéria flagelada com ‘Febre de Lassa’ do tipo Ébola – Mortes este ano entre 72 e 110, centenas de infectados 11 Mar�o 2018

A OMS anuncia esta sexta-feira, 9, que em dois meses morreram 72 pessoas atingidas pela febre hemorrágica viral aguda. As autoridades nigerianas referem 110 mortes e 353 pessoas infectadas, desde janeiro deste ano.

Nigéria flagelada com ‘Febre de Lassa’ do tipo Ébola – Mortes este ano entre 72 e 110, centenas de infectados

A ‘Febre de Lassa’, com sintomas parecidos com a Febre Ébola, é causada pela exposição a excrementos de animais, sobretudo ratos. A contaminação dá-se através do tracto respiratório ou área gastrointestinal com a inalação de partículas minúsculas de material infectado. É ainda possível a contaminação pela pele com feridas, cortes.

“A taxa de transmissão inter-humana é mais fraca que no Ébola. Mas é preocupante o crescimento (em 2018, 353 casos contra 170 em 2017) porque pode tornar-se incontrolável", alerta o centro de epidemias do Instituto Pasteur, em Paris.

30 milhões de euros para vacinas – são precisos cerca de 700 milhões

O Instituto Pasteur está a desenvolver uma vacina contra a febre hemorrágica de Lassa e tem em curso a angariação de fundos internacionais.

Fontes: AP/Le Monde/OMS. Foto: Venda ambulante de raticida nas ruas de Lagos.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade
Cap-vert
Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project