INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Nigéria confirma suicídio do líder do Boko Haram para evitar captura 08 Junho 2021

Esta segunda-feira, o exército nigeriano deu por confirmada a última notícia de há duas semanas sobre a morte por suicídio de Shekau, ou JAS-Jama’atu Ahlus-Sunnah Lidda’Awati Wal Jihad, o infame líder do grupo extremista responsável por largas centenas de raptos de crianças e adolescentes nas suas escolas, no nordeste do país.

Nigéria confirma suicídio do líder do Boko Haram para evitar captura

Segundo as notícias oficiais do governo nigeriano, Abubakar Shekau suicidou-se, a 18 de maio, com um engenho explosivo para evitar ser capturado por um grupo rival. Terminou assim o extremista que espalhou o terror durante mais de uma década no nordeste da Nigéria. Foi ele o responsável por largas centenas de raptos, desde o primeiro, das 276 meninas de Chibok, que movimentou a solidariedade internacional — embora sem resultados evidenciáveis.

O primeiro a confirmar a morte de Shekau foi o ISWAP- Estado Islâmico da Província da África Ocidental, que forneceu à Reuters no domingo um áudio com essa informação.

"Abubakar Shekau, Deus julgou-o e enviou-o para o paraíso", disse uma voz que duas testemunhas afirmaram à Reuters pertencer ao líder do ISWAP, Abu Musab al-Barnawi.


Dissidente do Boko Haram

O líder do ISWAP, Abu Musab al-Barnawi, segundo relatos à CNN, esteve desde o início em 2009 com o Shekau. Mas em 2016 decidiu fundar o ISWAP e integrá-lo no ISIS.
— -
Fontes: BBC/NY Times/outras referidas. Relacionado: Nigéria: Chibok há 5 anos espera regresso de 276 alunas raptadas por terroristas Boko Haram, 15.abr.019; Nigéria: $30 milhões "não protegeram escolas" — Chibok há 7 anos espera raptadas por terroristas Boko Haram, 18.abr.021; Nigéria: Libertados 344 alunos raptados — Ignora-se se por terroristas Boko Haram, 18.dez.2020.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project