NOTÍCIAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Museus de Cabo Verde perderam mais de 80% dos visitantes em 2020 – IPC 07 Mar�o 2021

Os museus em Cabo Verde registaram uma quebra de mais de 80% de visitantes em 2020, em relação a 2019, segundo informações do Instituto do Património Cultural (IPC).

Museus de Cabo Verde perderam mais de 80% dos visitantes em 2020 – IPC

De acordo com a página do IPC no Facebook citado pela Inforpress, as 10 estruturas museológicas receberam um total de 3.656 visitantes no ano passado, dos quais a maioria foram estudantes, seguido dos turistas estrangeiros, sendo que mais de 90% destas visitas ocorreram no primeiro trimestre do ano, face aos 30 mil visitantes de 2019.

A descida, esta relacionada com o surgimento da pandemia da covid-19, que ditou, primeiramente, o encerramento temporário de todos os museus, por um período de três meses, e que obrigou também os museus a repensarem novas estratégias para atrair visitantes.

“Nesse sentido que foram disponibilizadas visitas virtuais em cinco estruturas museológicas, nomeadamente, Museu Etnográfico, da Tabanca, do Sal, Norberto Tavares e do Campo de Concentração do Tarrafal, que tiveram um alcance de 4.260 visitas”, avança a fonte.

Segundo a mesma fonte, o IPC revela que, em termos globais, ou seja, na componente física e virtual, os museus de Cabo Verde totalizaram 7.899 visitas em 2020.

Com a materialização de alguns projectos em 2019, os Museus de Cabo Verde registaram um aumento de 24% de visitantes em relação ao ano de 2018.

O IPC através da direcção dos museus tem sob a sua tutela 10 estruturas museológicas distribuídas pelas ilhas de Santiago, Sal, Brava, São Nicolau e São Vicente.

Tratam-se do Museu Etnográfico da Praia, Museu de Arqueologia, Museu da Resistência, Museu da Tabanca, Museu Norberto Tavares, Núcleo Museológico Cesária Évora, Museu do Mar, Museu do Sal, Casa Museu Eugénio Tavares e Casa da Morna Sodade, sendo estes dois últimos inaugurados em Dezembro último, refere a Inforpress.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project