REGISTOS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Mazako Nonaka, 112 anos e 3/4, decano da humanidade 11 Abril 2018

O japonês Mazako Nonaka recebeu, esta semana em Tóquio, o certificado que o consagra como "Decano da Humanidade". Mas “O Decano da Humanidade” absoluto é uma sua conterrânea de 117 anos e 3/4. O supercentenário que completa este mês a idade referida no título, medida também em meses porque em termos de recordes de longevidade até os dias contam, nasceu em 25 de julho de 1905. O segredo da longevidade: "longos banhos de água quente e comer muitos doces" — será?

Mazako Nonaka, 112 anos e 3/4, decano da humanidade

A máxima longevidade é um dos mais velhos anseios da humanidade. Entender os mecanismos que prolongam a vida instituiu-se em prática científica. Demonstra-o o facto de que desde 1999 se instituiu a nível planetário, sob a égide da Gerontology Research Group (GRG) a categoria "Decano/a da Humanidade" que consagra a pessoa oficialmente mais velha.

Oficialmente, pois que a data de nascimento tem de ser certificada por um registo civil — e que o GRG considere válido. Quantos mais centenários existem por aí, mas que não podem arrogar-se o título porque o registo civil ainda não é uma instituição de pleno direito!

GRG: Certificação e ...busca da fonte da eterna juventude?

A atribuição do certificado depende muitas vezes da investigação realizada pelo Gerontology Research Group , única entidade reconhecida desde 1999 pelo Guiness Book of Records. No site desta editora lê-se que "há muitas tentativas de fraude" por parte de "indivíduos e outros".

O GRG, grupo formado no início da década de 1990, e constituído por investigadores na área da gerontologia, reúne-se mensalmente na UCLA-University of California-Los Angeles. O seu objetivo desde 1999 é "identificar pessoas que tenham atingido a idade de 110 anos (os chamados supercentenários)", lê-se no respetivo site.

Fontes: As referidas; Le Figaro; Fotos: 1-Getty Images. 2-Violet Brown, n.10mar1900-m.15set2017, Twitter de Andrew Holness, PM Jamaica. 3- Nabi Tajima, You Tube, n.4agosto1900: esta japonesa é, desde 15 de setembro, a pessoa mais velha do mundo, a Decana da Humanidade (ou devia dizer "O Decano da Humanidade"?).

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade
Cap-vert
Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project