LUSOFONIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Maritza Rosabal participa na I Reunião dos Ministros da Educação do Fórum dos PALOP 05 Junho 2018

A Ministra da Educação, Maritza Rosabal, participará de 7 a 8 de junho, em Luanda, Angola, na I reunião dos Ministros da Educação de Fórum dos Países Africanos de Língua Portuguesa- FORPALOP. Esta reunião enquadra-se na presidência rotativa de Angola e tem por principais objetivos partilhar a informação entre os países que integram os PALOP e Timor-Leste no Sistema de Educação e proceder à troca de experiências sobre as reformas de ensino nos respetivos Países.

Maritza Rosabal participa na I Reunião dos Ministros da Educação do Fórum dos PALOP

Conforme a organização, a reunião visa também analisar, conjuntamente, as necessidades comuns, apresentar propostas sobre a mobilidade estudantil para cursos técnico-profissionais, identificar de potencialidades no domínio do Ensino Técnico-Profissional, enquanto promotor da profissionalização dos serviços e do desenvolvimento sustentável.

O encontro vai servir ainda para apresentar os resultados do Diagnóstico à Aplicação do Acordo Ortográfico de 1990 (AO de 1990) nas Escolas, realizado em Angola, bem como analisar as possibilidades de colaboração na pesquisa em áreas afins e fortalecer a cooperação a nível da investigação científica no espaço PALOP e Timor-Leste.

O FORPALOP foi criado pelos PALOP, (organização que existe há cerca de quatro décadas, logo após a independência dos cinco países falantes do português). Trata-se de um resgate da última reunião institucional, realizada em 1992, em São Tomé e Príncipe.

O Fórum dos PALOP é um órgão multilateral de concertação político-diplomática e de cooperação. Visa o “aprofundamento das históricas relações” e a solidariedade entre os cinco países africanos de língua oficial portuguesa.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade
Cap-vert
Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project