ESCREVA-NOS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Autarquicas 2020: Mário Paixão defende candidaturas independentes 01 Agosto 2020

O antigo PCA da ASA-Empresa de Segurança Aeroportuária de Cabo Verde, Mário Paixão, opina, na sua página de Facebook, sobre o que ele designa de crise do sistema político-partidário nacional. Destaca que se antes era a favor de candidaturas exclusivamente partidárias, hoje — dada a presente situação política marcada pela perda da "qualidade da democracia e da coesão nacional" — mudou de ideias e agora "alinha" com a ideia de candidaturas independentes. Transcrevemos, a seguir, o post referido.

"Sistema de partidos, sim, mas...

Os partidos políticos cabo-verdianos (todos) parecem em crise. Não é, na minha opinião, um problema de desorientação ideológica, porque nessas organizações sempre houve “de tudo um pouco“, de um extremo ao outro do espectro político.

Será assim em várias latitudes, mas certo é que os partidos cabo-verdianos sempre foram uma autêntica salada russa.

O problema de que falo parece advir de fenómenos que também afetam a sociedade civil: défice de tolerância, de cidadania, de diálogo e de respeito pelo outro.

À menor diferença ou dissensão prefere-se a via da chicana, da gritaria, da intriga, da ofensa, da marginalização, da estigmatização e dos assassinatos de caráter. O problema é sério porque estando os partidos na base do sistema político cabo-verdiano e, estando eles afetados por várias doenças, fica em causa a qualidade da democracia e da coesão nacional.

Os líderes da nação parecem surdos, cegos e mudos ante a baixaria reinante.

Já houve tempos em que não alinhei na tese da participação de grupos independentes nas eleições legislativas. Agora, alinho.

Precisamos (a todos os níveis do poder) de mais liberdade, mais cidadania e mais vozes não alinhadas com este statu quo. Porque este sistema bipartidário, este campeonato a dois, permite que o joio parasite cada vez mais a Res Publica."

Mário Paixão

(Post publicado na sua página de facebook)

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project