NOTÍCIAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Maior feira literária do Brasil abrilhantada pela Prémio Nobel da Literatura 24 Novembro 2022

A Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), a feira literária mais importante do Brasil, arrancou hoje com uma grande lista de escritores encabeçados pela escritora francesa Annie Ernaux, vencedora do Prémio Nobel da Literatura de 2022.

Maior feira literária do Brasil abrilhantada pela Prémio Nobel da Literatura

A poetisa portuguesa Alice Neto de Sousa participará numa mesa, apoiada pelo Camões-Centro Cultural Português em Brasília, com a moderação da jornalista Anabela Mota Ribeiro e a artista plástica e docente na Universidade da Califórnia, Los Angeles (UCLA), que ensina literatura luso-brasileira, Patrícia Lino participa da quinta-feira também numa mesa principal do evento.

Cerca de 50 autores da Argentina, Brasil, Cuba, Chile, Estados Unidos, França, Portugal e Suíça participam como convidados especiais na 20.ª versão deste evento literário, que regressa para ser realizado pessoalmente após dois anos ’virtuais’ forçados pela pandemia da covid-19.

Camila Sosa Villada e Cecilia Pavón da Argentina, Teresa Cárdenas de Cuba e Benjamín Labatut do Chile, juntamente com cerca de vinte escritores brasileiros, serão a quota latino-americana no evento, que decorrerá até ao próximo domingo.

A americana Saidiya Hartman e Ladee Hubbard e a francesa Nastassja Martin completam o conjunto de autores estrangeiros.

Mesas redondas, concertos, workshops, sessões de cinema e noites nas ruas coloniais desta cidade na costa do estado do Rio de Janeiro serão as principais atividades do evento, que contará também com programas especiais para crianças e a tradicional venda de livros.

Maria Firmina dos Reis (1822-1917), pioneira da literatura feminista no Brasil e primeira romancista negra do país, é a escritora homenageada este ano pela Flip.

A sessão mais aguardada, na qual participará a vencedora do Prémio Nobel, terá lugar no sábado com um diálogo entre a escritora francesa e a escritora brasileira Verónica Stigger.

Como prelúdio, a escritora trans argentina Camila Sosa Villada, que lançará na feira a edição portuguesa da sua coleção de contos "Soy una tonta por quererte", falará na quinta-feira sobre o seu aclamado romance "El parque de las hermanas magníficas".

A Semana com Lusa

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project