DIÁSPORA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

EUA: Cabo-verdiano Moisés Rodrigues é Mayor de Brocton 17 Julho 2019

O Presidente da Assembleia Municipal de Brockton, Moisés Rodrigues, foi eleito, esta segunda feira, como o novo Mayor de Brockton. O cabo-verdiano Moisés Rodrigues tornou-se assim no primeiro indivíduo de um grupo minoritário na cidade de Brockton a exercer um cargo de liderança política, ocupando o lugar deixado vago com a súbita morte de Bill Carpenter, no passado dia 3 de Julho.

EUA: Cabo-verdiano Moisés Rodrigues é Mayor de Brocton

Moisés foi eleito por unanimidade pelos 11 membros do Conselho Municipal que tinham direito a voto, no final desta tarde, naquele processo eleitoral na Câmara de Brockton.

O conselheiro geral da Cidade e Presidente da Assembleia Municipal ocupa este cargo até que o novo Mayor , eleito em Novembro, venha a ocupar o cargo, com o empossamento, em Janeiro do próximo ano.

Moisés vinha desempenhando as funções de Mayor desde o falecimento de Bill Carpenter a 3 de Julho, por ordem hierárquica da cidade, até que o City Clerk, o escrivão apelou a uma sessão extraordinária para o processo eleitoral concluído ontem.

Moisés torna-se assim no quadragésimo nono Mayor, desde que a Cidade dos campeões conhecera o primeiro Presidente de Câmara em 1882.

O Conselheiro Geral Robert Sullivan foi também unanimemente escolhido para ocupar o cargo de Moisés Rodrigues como presidente da Assembleia Municipal.
Em 2013, Moisés Rodrigues tinha sido eleito o primeiro caboverdiano para o Concelho Municipal de Brockton.

Anteriormente ocupara o cargo de Director dos serviços comunitários e desenvolvimento do Mayor James Harrington.

Um veterano da marinha ameicana de 1983 a 1989, Moisés Rodrigues trabalhou como especialista na protecção de crianças da Arquidiocese de Boston.

É também o director executivo da Associação caboverdiana de Brockton, uma organização sem fins lucrativos servindo a comunidade caboverdiana e não só desde 1977.

Dados biográficos dão conta ainda que Moisés Rodrigues, 57 anos, chegou ainda criança de Cabo Verde. Completou seus estudos liceais no Brockton High School e foi deputado caboverdiano pelo círculo das Américas durante 5 anos.

Este ano, Moisés Rodrigues defendeu uma portaria da Brockton United, conjuntamente com o Conselheiro Geral Jean Bradley Derenoncourt. Proposta essa que o Mayor Bill Carpenter considerou uma lei de "cidade do santuário" que desnecessariamente restringiria a polícia de Brockton de fornecer informações sobre as pessoas sob a alçada de leis federais de imigração.

O haitiano Derenoncourt é conjuntamente com o jovem político caboverdiano Jimmy Pereira, um dos candidatos às eleições gerais da Cidade, em Novembro.

Perfilam-se ainda como candidatos a essas eleições, Marcelin Ruggeri, Steven P. Foote, Paul H. Cavanaugh, Tony Branch e Carina Mompelas.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau

blogs

publicidade

Newsletter

Abonnement

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project