César Monteiro, sociólogo e investigador musical, apresentará esta obra que, reunindo mais de 3 mil entradas/verbetes e mais de 150 fotos, além de quadros, tabelas e ilustrações, constitui um “verdadeiro dicionário da música de Cabo Verde”, financiada pela Elevo Cabo Verde, conforme avança a nossa fonte.
De acordo com a nota de imprensa remetida ao ASemanaonline, Carlos Gonçalves possui uma carreira longa como jornalista, que começou na Rádio Barlavento (S. Vicente), quando tinha 16 anos e terminou, depois de ter exercido o cargo de Diretor da Rádio Nacional, na Rádio Comercial (Praia), onde também exerceu o cargo de diretor.
Carlos destacou-se como produtor de programas radiofónicos e televisivos, e é autor de artigos sobre música cabo-verdiana, rock e jazz, publicados em diferentes jornais cabo-verdianos.
A mesma fonte explica que em 1992, no âmbito da internacionalização da música de Cabo Verde, Carlos Gonçalves foi convidado a elaborar uma seleção musical e um texto descritivo para o duplo CD “Cabo Verde Antologia 1959 – 1992”, lançado pela Buda Records na coleção “Musiques du Monde”.
Frisa ainda que este facto deu origem ao projeto “Kab Verd Band”, cujo primeiro livro foi publicado em 2006, e que reúne guiões de programas e artigos publicados ao longo de mais de 25 anos e pesquisas de fundo sobre a música «made in CV», traçando assim a história dos géneros musicais cabo-verdianos e lançando novas pistas sobre a sua origem, desde o início até o fim do século XX.
A obra "Kab Verd Band AZ - Músicas & Tradições"
Quinze anos depois, prossegue a fonte, Carlos apresenta "Kab Verd Band AZ - Músicas & Tradições". “Um dicionário da música de Cabo Verde” que, para além de um vasto espectro de músicos e compositores, apresenta informações conexas ao campo musical cabo-verdiano, formando uma verdadeira base de dados que se espera vir a servir os melómanos e profissionais de diversas áreas, nomeadamente da comunicação social, e o público em geral.
Obras do autor
Carlos Filipe Gonçalves é também autor do livro “Bá d’al na rádio – Memórias da Rádio Barlavento” (ed. Livraria Pedro Cardoso, 2019).
É autor também de “Capítulos da Morna” (ed. Biblioteca Nacional, 2020), bem como de textos publicados nos livretos dos CD “Cap Vert: Anthologie 1959-1992” (ed. Buda Musique, 1993); “Cesária Évora Rádio Mindelo” (2008); “Ildo Lobo A voz de ouro” (2014) e “Bulimundo Djám Brancu Dja” (2013), os três últimos editados pela Lusáfrica.