INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Justiça dos EUA prende chefe das FA do México por tráfico de droga 18 Outubro 2020

O general Salvador Cienfuegos, ex-secretário de Estado da Defesa do México, foi na sexta-feira detido ao entrar nos Estados Unidos sob as acusações de produção e distribuição de estupefacientes e lavagem de capitais. O moral das tropas, Exército e Força Aérea do México está de rastos e pergunta-se se não faz parte da estratégia eleitoral de Trump.

Justiça dos EUA prende  chefe das FA do México por tráfico de droga

O "general temido por todos" é acusado de ter entre 2015 e 2017 colaborado com o ’Cartel Beltrán-Leyva’ fundado pelos irmãos Arturo, Alfredo, Alberto, Carlos e Héctor Beltrán Leyva após deixarem o cartel de Sinaloa, liderado por Joaquín Guzmán Loera "El Chapo".

Cienfuegos, que o México chamava de "herói de mil batalhas" e general que dirigiu a luta contra o narcotráfico entre 2012 e 2018, não contava que umas curtas férias com a família na Califórnia iam conduzi-lo a uma prisão dos Estados Unidos aos 72 anos.

Elite militar dos Estados Unidos premiou-o

O máximo responsável das Forças Armadas, Exército e Forças Aérea, Cienfuegos, detido a pedido da DEA-Agência de Combate ao Narco, no aeroporto de Los Angeles e entregue à Justiça de Nova Iorque na segunda metade de outubro de 2020, foi há dois anos homenageado pelo Pentágono em reconhecimento da sua carreira e do trabalho no gabinete do presidente Peña Nieto (2012-18).

Foi em 20 de setembro de 2018, um ano após ter alegadamente encerrado a sua carreira criminosa (de narcotraficante) que o general Cienfuegos recebeu o prémio William J. Perry, de "Excelência em Segurança", entregue pela Universidade da Defesa Nacional dos Estados Unidos.

Fontes: NY Times/El País. Foto(Wikipedia): Salvador Cienfuegos.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project