LUSOFONIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Joaquim Barbosa pode vir a ser o 1º Presidente “negro” eleito do Brasil 24 Abril 2018

Foi o primeiro presidente “negro” do Supremo Tribunal Federal, a mais alta instância da justiça do Brasil, e ‘arrisca’ vir a ser o segundo “negro” a chegar à presidência do Brasil. O currículo de Joaquim Barbosa é bem sui generis: começou como faxineiro, foi estudante-trabalhador, doutorado na Sorbonne, na escada social subiu até agora todos os degraus que quis.

Joaquim Barbosa pode vir a ser o 1º Presidente “negro” eleito do Brasil

Uma das cem pessoas mais influentes segundo a revista Time, em 2013, Joaquim Benedito Barbosa Gomes, de 63 anos, jurista, surge como possível candidato, entre os cerca de vinte que, até ao prazo, sexta-feira, 6 de abril, declararam a sua intenção de concorrer ao mais alto cargo da República.

Mineiro que cresceu em Brasília — para onde o pai pedreiro e a mãe “faxineira” (empregada de limpeza) procuraram oportunidades para os oito filhos —, Barbosa carrega uma imagem de luta contra a corrupção, desde o julgamento do ’Mensalão’ que condenou petistas históricos à prisão. Entre os caídos está o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que em 2003 indicou Barbosa para integrar o Supremo Tribunal Federal. Foi aí que Barbosa terminou a carreira de servidor público após presidir a mais alta instância da justiça no biénio 2012-14.

Barbosa, que se diz habituado à vida pública no Brasil como "um apedrejamento constante”, deu um passo que o posiciona como alvo. A 6 deste mês, penúltimo dia do prazo, filiou-se ao Partido Socialista Brasileiro (PSB), preparando-se para ser o seu candidato à Presidência.

Se for eleito no dia 7 de outubro, data do seu 64º aniversário e também do primeiro turno das eleições, Barbosa será o segundo presidente negro da história do Brasil. O primeiro foi Nilo Procópio Peçanha, entre junho de 1909 e novembro de 1910. Fontes: Agência Brasil/DW.de/BBC/Le Monde.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade
Cap-vert

Newsletter

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project