LUSOFONIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Joacine Moreira alvo de moção por 5 membros, mas Livre não tem como trocá-la 14 Janeiro 2020

As divergências entre a direção do Livre e Joacine Katar Moreira vão ser debatidas durante a convenção do partido, prevista para o próximo fim de semana, dias 18 e 19, que tem em agenda a moção "Recuperar o Livre, resgatar a política". O documento subscrito por cinco elementos defende que se a deputada “não se dispuser a renunciar às suas funções, o Livre não tem outra alternativa a não ser retirar-lhe a confiança política”.

Joacine Moreira alvo de moção por 5 membros, mas Livre não tem como trocá-la

O documento online critica as intervenções parlamentares da deputada única do Livre, Joacine Moreira, do ’Livre’. E pede que ela renuncie ou perderá a confiança política da direção do partido.

Os cinco subscritores parecem desconhecer que o estatuto do deputado lhe dá uma grande liberdade em relação ao partido. O voto é no deputado e este responde também e sobretudo perante os que o elegeram.

Decorre daí que o deputado dificilmente pode ter o seu mandato cassado pela direção partidária.

Deputada diferente

A Joacine Moreira, 37 anos, natural da Guiné-Bissau, de onde emigrou para Portugal aos oito anos, é uma parlamentar «sui generis’: a gaguez, que a afeta, não a impediu de ousar concorrer a um cargo em que a destreza na voz é condição necessária.

A deputada do ‘Livre’, que se destacou desde a campanha das Europeias em maio, e depois as Legislativas em outubro, luta por mais democracia, mais igualdade e justiça social.

Um combate que ela faz em Portugal e Europa, para que as "minorias étnicas", as "mulheres negras"passem a ter voz — nos centros de decisão.

Fontes: Lusa/JN.pt/Sites http://www.presidencia.pt/Site do Livre. Foto: A primeira deputada a ser recebida em Belém em 8 de outubro transato, Joacine Moreira está há três meses no centro dum torvelinho mediático, com polémicas sucessivas.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project