INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Japão recebe kits de testes do Covid-19 que China doou 24 Fevereiro 2020

A imprensa oficial chinesa noticia no domingo, 23, o envio ao Japão da primeira doação de kits de testes do Covid-19. A iniciativa é justificada com o reforço dos laços entre os dois países. Entretanto, os média japoneses reproduzem a conclusão dum estudo dos EUA a questionar a eficácia dos testes.

Japão recebe kits de testes do Covid-19 que China doou

O NIID-Instituto Japonês para as Doenças Infecciosas confirmou no domingo, 23, (ainda sábado em Cabo Verde) ter recebido os 12.500 kits. Segundo as especificações técnicas, o teste laboratorial produz resultados em três horas. Isto vai, pois, permitir uma maior rapidez no processo de identificação dos contagiados com o novo coronavírus.

A remessa chegou numa conjuntura em que há um aumento significativo do número de pessoas infectadas no Japão. Assim, no Diamond Princess contam-se três mortes e 691 casos confirmados (no momento em que metade dos ocupantes do navio estão por testar); no país contam-se 147 casos confirmados, 23 recuperados e um óbito.

A somar a essa emergência, o Japão enfrenta uma escassez de meios para testar a presença do vírus no organismo humano. Epidemiologistas têm alertado que o vírus pode estar presente no organismo sem que haja os sintomas típicos que são a dispneia (falta de ar), a tosse, o cansaço contínuo...

Observação clínica

Há uma semana, uma reportagem do New York Times dava conta que os kits de testes utilizados em laboratórios do CCID, o centro de deteção de doenças infeciosas dos Estados Unidos, apresentavam falhas.

Em resposta, o organismo emitiu novas recomendações. Assim é aconselhado a que o teste negativo seja também combinado com a observação clínica, histórico do paciente e informação epidemiológica atualizada.

Fontes: Nikkei/CGNT/Japan Times/N Y Times. Foto (AP): A rivalidade EUA-China chega aos testes laboratoriais do Covid-19. LS

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project