INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Japão: Nova era imperial que Naruhito abre com ‘Reiwa’ 23 Abril 2019

Os dois ideogramas da foto definem a nova etapa na história multimilenar do Japão, que se inicia no próximo dia 1 de maio, já que cada um representa uma noção traduzível por ‘harmonia’ e ‘paz’, explicou o porta-voz do governo, Yoshihida Suga, a todo o país via televisão nacional (foto)semanas antes da entronização do 126º imperador.

Japão: Nova era  imperial que Naruhito abre com ‘Reiwa’

A nova era da mais velha monarquia mundial começa pela histórica entronização do príncipe estando o imperador vivo. A abdicação de Akihito acontece no dia 30 e a ascensão de Naruhito como 126º imperador acontece no dia seguinte.

Mas antes do dia histórico de 1 de maio, já o Trono do Crisântemo dera sinais, sem dúvida, de que uma nova era se prepara. Novos estilos de comunicação, por uma até então desconhecida ’Agência da Casa Imperial’. Um pouco emulados quiçá à monarquia inglesa.

Por exemplo, em agosto último, a Agência da Casa Imperial fez a inédita comunicação relativamente à neta mais velha do Imperador, Mako, de que “não existe qualquer noivado oficial com o Sr. Komuro”.

A Casa Imperial reagia assim aos títulos da imprensa do país que anunciou “a partida do noivo da princesa Mako (foto) para estudar direito em Nova Iorque”.

Para se compreender a questão, é preciso saber que o "noivo" Kai Komuro tem sido tema até nos circunspectos jornais especializados em finanças. Tudo por causa das finanças enredadas da família dele, segundo o Japan Times. Este o mais antigo jornal em inglês publicado na capital, Tóquio, desde 1897.

Fontes: Japan Times/Le Monde/BBC

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau

blogs

publicidade

Newsletter

Abonnement

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project