INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Japão: Ex-princesa Mako já é casada e plebeia — Protestos contra o enlace e pela "defesa da família imperial" marcam dia de núpcias 27 Outubro 2021

A ex-princesa é agora a senhora Mako Komuro. A cerimónia nupcial, sem pompa, começou em Tóquio na manhã de terça às dez horas (menos dez em Cabo Verde) e em paralelo decorreu perto, num parque de Tóquio, um protesto de centena e meia de pessoas contra o casamento em nome da "defesa da família imperial".

Japão: Ex-princesa Mako já é casada e plebeia — Protestos contra o enlace e pela

A cerimónia nupcial, sem pompa, começou na manhã de terça às dez horas (meia-noite aqui), a hora em que a noiva Mako trajada com um simples vestido verde-água saiu de casa acompanhada do pai Akishino, mãe Miko e irmã mais nova, Kako (na foto, como Mako em traje cerimonial).

Histórica é a ausência dos principais membros da casa imperial: nem o imperador Naruhito e imperatriz, tios da noiva, nem os avós dela, participaram da boda da neta primogénita do imperador-emérito Aruhito e imperatriz emérita. Mako fez-lhes a última visita — dizem os media que será, segundo a tradição, a derradeira dado este Makoexit— e despediu-se deles na semana passada.

Para muitos japoneses, este casamento da princesa com um plebeu — o que afasta os seus descendentes da sucessão dinástica — é um golpe fatal na casa imperial, por abrir um problema grave na sucessão. Em duas gerações, a família do trono do crisântemo reduziu-se em quase 80 por cento: de 67 passou para 17 pessoas.

O protesto que decorreu em paralelo às núpcias, num parque de Tóquio a dois quilómetros do local da prefeitura, visou publicitar o descontentamento da centena e meia de pessoas que levaram cartazes contra o casamento, por temerem a repercussão sobre a continuidade da "família imperial".

Princesas europeias

Na Suécia, Noruega, Dinamarca o casamento com plebeus não impede manter a posição na sucessão dinástica. O mesmo nos Países-Baixos.

A família real inglesa agora não afasta do trono os que casam com plebeus (a filha da rainha Isabel, Ana, foi a última a ser afastada e com ela os seus descendentes).

A Espanha tem a filha duma plebeia como a futura rainha.

No Japão, Mako — protagonista dum Makoexit: ainda não se disse, mas é dizível — teve de esperar muito até esta terça-feira, mais de três anos sem ver Kai "exilado" em Nova Iorque a preparar a sua nova vida. Entretanto Mako sofria: em outubro do ano passado, divulgou-se o seu diagnóstico de PTSD-complexo de stress pós-traumático devido à oposição familiar, mas também de parte da sociedade, perante o plebeu que ela escolheu.

Fontes: Japan Times/Sputnik News.ru/RIA-Novosti/... Relacionado: Japão: Princesa real renuncia ao título para casar com plebeu — Conselheiros votam a favor do ’statu quo’ na sucessão, 06.out.021; Japão: Imperador Naruhito formaliza-se no Trono do Crisântemo, 24.out.019. Fotos: As princesas Mako e Kako, filhas do nº2 da sucessão dinástica, envergam os trajes cerimoniais na entronização do imperador Naruhito. Dois anos depois, a ex-princesa Mako é uma noiva trajada com um singelo vestido verde-água.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project