POLÍTICA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Janira Hopffer Almada afirma que “a saúde está a deixar de ser direito para passar a ser luxo” 21 Dezembro 2018

A presidente do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV-oposição), afirmou hoje, durante uma visita ao Hospital Agostinho Neto, que a saúde em Cabo Verde “está a deixar de ser direito para passar a ser luxo”.

Janira Hopffer Almada afirma que “a saúde está a deixar de ser direito para passar a ser luxo”

Janira Hopffer Almada reagia em declarações à Infropress sobre relatados de pacientes, entre eles mulheres com quadro de Interrupção Voluntária da Gravidez, feito fora do hospital, cujo atendimento foi-lhes recusado no HAN por não terem condições de pagar cerca de 7 mil escudos para o devido tratamento.

“Confirma-se que o direito à saúde está a deixar de ser direito para passar a ser luxo. Não é admissível. O Estado tem o dever de garantir o acesso à saúde às pessoas, sobretudo porque um estado que está a crescer num país a 5 por cento (%), segundo se propala, tem de poder garantir esta distribuição sobretudo tendo em conta aqueles que precisam mais”, declarou a presidente do PAICV que também esteve de visita ao hospital da Trindade.

Para além disso, durante essas visitas às unidades de cuidados de saúde, a dirigente partidária disse que pôde constatar que é preciso mais investimentos no sector da saúde e defendeu o acesso das pessoas com carências financeiras a consultas de especialidade, porque estas muitas vezes não são disponibilizadas pelos serviços públicos.

“O Estado não pode assobiar para o lado. Tem de poder delinear uma resposta para as consultas de especialidade lá onde os serviços públicos não intervenham, mas há gente carenciada que precisa”, sustentou a líder do PAICV, defendendo que se há sector que deve ser priorizado é o da saúde, com o objectivo de garantir o acesso à saúde a todos aqueles que precisam, refere a Inforpress.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau

blogs

publicidade

Newsletter

Abonnement

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project