O encontro conta com a presença e a participação da Presidente do maior partido da oposição cabo-verdiana (PAICV), Janira Hopffer Almada, que terá uma conversa aberta e “descontraída” com a juventude santiaguense.
De acordo com a JPAI, este encontro servirá, igualmente, para que os jovens presentes possam colocar à líder da oposição, suas inquietações e os seus anseios em matéria de politicas e medidas ativas para a Juventude cabo-verdiana.
Nesta ótica, a Secretária-geral da JPAI, Neima Monteiro, defende que a Juventude cabo-verdiana, desde sempre, prestou um extraordinário contributo para a emancipação de Cabo Verde, enquanto Estado livre e soberano. “Hoje, mais do nunca, os jovens deverão assumir o seu papel na corrida pelo progresso de Cabo Verde, acreditando sempre, com foco no presente e no futuro, para poder criar mudanças positivas nas suas comunidades e suas vidas. Estamos convictos que a juventude cabo-verdiana precisa de uma grande vitória’’, enuncia.
De relembrar que o “Dia Internacional da Juventude” é celebrado anualmente a 12 de Agosto e o principal objetivo desta data visa focar na educação e conscientização dos jovens sobre a responsabilidade que assumem como representantes do futuro do planeta.
Este dia foi criado por iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1999, como consequência da Conferência Mundial dos Ministros Responsáveis pelos Jovens, em Lisboa, Portugal.
Celso Lobo