SOCIAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Instituto Camões comemora XX aniversário de cooperação com Universidade de Cabo Verde 07 Novembro 2019

Camões- O centro de Língua Portuguesa comemorou, nesta quarta-feira, 6, no auditório da Escola de Negócios e Governação, campus do Palmarejo, na Cidade da Praia, o vigésimo aniversário de cooperação com a Universidade de Cabo Verde (UNI-CV).

Instituto Camões comemora XX aniversário de cooperação com Universidade de Cabo Verde

O evento comemorativo foi inaugurado com a comunicação da reitora da universidade de Cabo Verde (UNI-CV), Judite Medina do Nascimento, seguida de intervenções do presidente dos Camões-Instituto da cooperação e da língua, embaixador Luís Faro Ramos. A sessão teve a moderação da professora Antonieta Lopes.

Durante a cerimônia de abertura foram debatidos temas como “Cooperação e Desenvolvimento-Quarenta anos de Ensino Superior em Cabo Verde” e “Centro de língua Portuguesa- Vinte anos em retrospetiva».

O presidente dos Camões-Instituto da cooperação e da língua, embaixador Luís Faro Ramos, fez referência ao programa resgate, afirmando que esta recupera sinais vitais do passado para iluminar o futuro. “Com este programa basicamente o que está aqui em causa é digitalizar um grande acervo sobre a vida de Cabo Verde no período colonial na época antes da independência, designadamente nos séculos XVII e XIX. Tem que se digitalizar este material e trazê-lo para aqui para o arquivo Nacional de Cabo Verde e possibilitar a estudantes e investigadores que conheçam assim melhor a sua história”, acentua.

“Nos temos a tendência em pensar que os centros de língua Portuguesa fazem sentido fora do mundo de Língua Portuguesa. Em países que o Português é considerado como a língua segunda faz sentido que nós podemos apoiar e é o que temos feito ao longo dos anos. Espera-se para o próximo ano continuar a fazer um trabalho que temos efetuado tanto na cooperação para o desenvolvimento, como na cultura e na Língua. Os planos são cumprir e bem o que está no plano estratégico de cooperação e através de uma cooperação constante desempenhar o papel da embaixada e da nossa estrutura desempenha em Cabo Verde”, afirma o embaixador.

O Camões-Centro de Língua Portuguesa, na cidade da Praia, foi criada em 1999, ao abrigo de um protocolo de cooperação firmado entre o antigo instituto superior de Educação (ISE) e o instituto Camões. Assinala-se, em 2019, vinte anos de djunta-mon em prol da educação e da formação de professores de língua portuguesa no contexto Cabo-verdiano.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau

blogs

publicidade

Newsletter

Abonnement

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project