INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Índia celebra 71º Dia da República, Bolsonaro é convidado de honra 27 Janeiro 2020

O presidente do Brasil é o convidado de honra do "Dia da República da Índia", em que se celebra a entrada em vigor, em 26 de janeiro de 1950, da Constituição do país independente desde 15 de agosto de 1947. A foto captou o momento em que era recebido pelo presidente Ram Nath Kovind e o primeiro-ministro Narendra Modi na manhã de domingo, 26, em Nova Delhi para as comemorações em que avultam os desfiles militares de importância capital no multiétnico subcontinente asiático.

Índia celebra 71º Dia da República, Bolsonaro é convidado de honra

A data é celebrada com grandes festejos em todos os vinte e nove Estados — Bengala Ocidental, Uttarakhand, Uttar Pradesh, Tamil Nadu, Sikkim, Rajasthan, Punjab, Orissa, Maharashtra/Madrasta, Madhya Pradesh, Kerala, Karnataka, Jharkhand, Jammu&Kashmir/Caxemira, Himachal Pradesh, Haryana, Gujarat, Goa (foto), Telangana, Chhattisgarth, Bihar, Andhra Pradesh, "A Terra das Sete Irmãs", isto é, Arunachal Pradesh, Assam, Manipur, Meghalaya, Mizoram, Nagaland e Tripura — e Delhi, o Território da União devido ao seu estatuto de capital federal.

A União Indiana é conhecida como "a maior democracia do mundo". O título justifica-se pela sua população que atinge hoje mais de mil milhões de habitantes (1.385 milhões). São c. 400 por cento mais que em 1950 quando havia 376 milhões de residentes na Índia.

A Constituição indica que a Índia é uma " República soberana, socialista, secular e democrática", com o poder a ser exercido pelo governo central e os Estados. Contudo, a República tem sido considerada de tipo "quase-federal" com o poder central mais forte.

Presidentes dos BRICS convidados de honra

O presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, segue-se a Cyril Ramaphosa, o presidente sul-africano que foi o convidado de honra em 2019.
Mas em 2018, os convidados de honra foram os Chefes de Estado/Governo dos 10 países da ASEAN.

A imprensa brasileira destaca que o ministro da Economia, Paulo Guedes, estará em Nova Delhi, a capital da Índia, e aí se encontrará com o presidente Bolsonaro, cuja visita decorre entre os dias 24 e 27.

Segurança

Além dos desfiles militares presentes, como em todas as comemorações do dia nas capitais dos 29 Estados, há em Nova Delhi, drones e outras aeronaves a patrulhar os céus da capital, atiradores de elite colocados em locais estratégicos, milhares de soldados a patrulhar as ruas, ... enfim, a segurança é a parte mais cara da fatura das comemorações.
— -
Fontes: Times of India/ Globo/Históricas. Fotos: O primeiro-ministro Narendra Modi, o presidente Ram Nath Kovind e o presidente Jair Bolsonaro

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs