MUNDO INSÓLITO

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Índia: Homem preso por deixar explosivos na comida deste paquiderme 06 Junho 2020

Um ananás recheado de explosivos causou a morte deste elefante-fêmea e da sua cria por nascer. As autoridades de Kerala, Estado no extremo sul da India, anunciaram hoje (6ª fª, 5) a prisão de um agricultor local e adiantaram que há mais pessoas suspeitas de estarem envolvidas nesse crime que indignou um largo estrato do setor ambiental e cultural da União Indiana.

Índia: Homem preso por deixar explosivos na comida deste paquiderme

"Ainda estamos a investigar, mas é pouco crível que alguém tenha deixado deliberadamente os explosivos para matar o elefante", disse ao India Times o engenheiro Surendrakumar, do departamento de proteção da vida animal e florestas do Estado.

O que se sabe é que o caso gerou uma onda de indignação no segundo país mais populoso do mundo. Nas redes sociais proliferam expressões de indignação partilhadas por figuras políticas e celebridades de Bollywood. Pedem justiça", "para este crime não fique impune".

Segundo os media de referência, a estas vozes juntaram-se a do povo anónimo que ouvidos expressaram a sua tristeza pela "impiedade", "imperdoável ofensa ao deus Ganesha, filho de Shiva e Parvati".

Terra de homens e paquidermes

A competição levou a que os elefantes perdessem terreno e daí verem-se animais selvagens a aproximar-se de aldeias em busca de comida. Os camponeses do Kerala e do vizinho insular, Sri Lanka, protegem as suas culturas colocando explosivos que assustam os animais.

Um ananás explosivo por vezes é também utilizado. Foi este o caso qu tanta comoção está a causar na Índia.

..
Fontes: Times of India/ India Times/ DW/ BBC/ Mumbai Mirror. Fotos: Abundam as representações artísticas desde há milénios, como esta do séc. XVIII em que se vê o bebé Ganesha a receber cuidados da mãe Parvati e do pai Shiva, deuses supremos do hinduismo. A expressão plástica da tristeza pela morte do elefante que incarna o deus Ganesha, na religião politeísta hindu.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project