INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Inamistoso China-Índia: Feridos dos dois lados em disputa territorial 26 Janeiro 2021

A disputa territorial tornou-os inimigos, mas no comércio os dois países mais populosos da Terra, China e Índia, não podem passar um sem o outro. Por isso e tal como já tinha acontecido em junho, Pequim voltou a minimizar o incidente em Sikkim, nos Himalaias, que na quarta-feira, 20, deixou dezenas de feridos entre os militares indianos e chineses.

Inamistoso China-Índia: Feridos dos dois lados em  disputa territorial

Soldados dos dois lados da fronteira sino-indiana encontraram-se em Simmin, num dos pontos da fronteira mal definida entre os dois países. E como sempre acontece sempre que se encontram, houve confronto físico.

Melhor que em junho, quando vinte soldados indianos foram mortos. Embora a China tenha noticiado que não houve perda de vidas do seu lado, há razões para dúvidas.

Do lado chinês há gora o silêncio, tal como começou por acontecer há sete meses quando a Índia noticiou que os chineses tinham matado pelo menos vinte soldados indianos. A China até agora continua sem fazer quaisquer referências a mortes em junho.

Do lado indiano o caso mais recente abre noticiários, mesmo se, ao contrário do que aconteceu há sete meses, não há quaisquer referências a mortes de indianos.

Fontes: BBC/Times of India/Xinhua. Mapa das regiões fronteiriças em disputa entre os dois gigantes asiáticos.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project