ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Implementação da plataforma electrónica em curso para garantir maior transparência nas compras públicas – ARAP 23 Novembro 2022

A presidente do conselho de administração da Autoridade Reguladora das Aquisições Públicas (ARAP), Samira Duarte, assegurou hoje, na Praia, que neste momento está a decorrer a implementação da plataforma electrónica que garante maior transparência nas compras públicas no País.

Implementação da plataforma electrónica em curso para garantir maior transparência nas compras públicas – ARAP

Samira Duarte, que falava à Inforpress, asseverou que a referida plataforma se encontra na sua fase inicial, aguardando a regulamentação, tendo comunicado que o diploma já foi avaliado pelo Conselho de Ministros e agendado para aprovação, pelo que, ajuntou, será um “grande avanço” para as compras públicas em Cabo Verde.

“Neste momento está a decorrer a implementação da plataforma electrónica, só que, no entanto, está numa fase inicial, não houve uma iniciação formal porque necessitamos de regulamentação e essa parte também já foi tratada, há um diploma que já foi avaliado em Conselho de Ministros e está agendado para a aprovação”, sustentou a PCA da ARAP.

Tecnicamente está implementada, conforme acrescentou, em falta está apenas a regulamentação, para que efectivamente seja feita a inclusão de todos os contratos das compras públicas no sistema.

“Neste momento só precisamos dessa aprovação para então começar, daí que, para muito breve, será aprovado, porque é também uma prioridade do Governo. Então estamos em crer que será para muito breve”, previu Samira Duarte.

A ARAP, enfatizou por outro lado aquela responsável, prima sempre por continuar no caminho da transparência, pelo que o modelo de negócio de contratação pública via digital só vai proporcionar “mais transparência”.

A plataforma electrónica, asseverou Samira Duarte, vai impulsionar ainda mais competitividade, isto é, qualquer operadora vai sentir uma “maior confortabilidade” com todos os procedimentos alocados no sistema, portanto, garantiu, será um “grande avanço” para as compras públicas em Cabo Verde.

A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project