Noticias

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Maio acolhe encontro de alto nível sobre o desenvolvimento do turismo 27 Maio 2018

A ilha do Maio acolhe, a partir desta segunda-feira, prolongando-se até o dia 30 deste mês, um encontro de alto nível sobre “o desenvolvimento do turismo de e para ilha”. O evento, que será presidido pelo ministro do Turismo e Transportes e Ministro da Economia Marítima, José da Silva Gonçalves, irá reunir todos os stakeholders do desenvolvimento do turismo. Tudo com fito de se debruçarem, de uma forma integrada e em concertação e partilha de responsabilidades, sobre os desafios a enfrentar, as propostas de resolução e os passos seguros a encetar na elaboração de um Master-Plan para o desenvolvimento deste sector na ilha do Porto Inglês.

Maio acolhe encontro de alto nível sobre o desenvolvimento do turismo

Conforme o Governo de Cabo Verde, a iniciativa visa analisar e discutir os cenários de desenvolvimento do turismo, com vista a elaboração de um Master Plan do Turismo para a ilha, cuja apresentação está a cargo de uma equipa de consultores das Ilhas Canária que tem vindo a realizar os respectivos estudos. Serão feitas também a apresentações do Cadastro Predial e Social da Ilha e das aprendizagens e experiências da recente missão cabo-verdiana realizada às Seicheles.

“Será uma oportunidade para conhecer o modelo de desenvolvimento de um turismo de alta gama e sustentável daquele país, incluindo medidas que permitam a integração e participação da população local na cadeia de valor do turismo, nomeadamente através de actividades produtivas tradicionais e sustentáveis (pesca, agricultura, artesanato, atividades de conservação da natureza)”, anuncia o Governo.

A realização deste encontro de “alto nível” deve-se ao facto da ilha do Maio ser considerada, por muitos, o próximo fenómeno turístico nacional. Neste quadro, o Governo cabo-verdiano, em estreita articulação, compromisso e partilha com os seus parceiros nacionais e internacionais e todos os stakeholders do sector do turismo, entende que a extensão do processo de desenvolvimento turístico a outras ilhas do arquipélago seja fundamentada em pressupostos diferentes das que cimentaram o desenvolvimento do arquipélago.

“Daí que o Governo, a Câmara Municipal do Maio e outros parceiros estratégicos fundamentais para o desenvolvimento estão determinados em criar bases e pressupostos objetivos, seguros e sustentáveis, por forma a que se possa construir e consolidar um turismo de alto poder aquisitivo e que procure mostrar outras singularidades turísticas desta ilha, para além dos activos, sol, praia e mar”, sublinha a fonte.

Com a realização deste encontro o Governo espera um debate participado e esclarecedor sobre os reais desafios infra-estruturais e urbanísticas, sociais, económicos, ecológicos e de segurança dos cidadãos, imediatos e a médio – longo prazo, do desenvolvimento do turismo.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade
Cap-vert
Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project