LUSOFONIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Guiné-Bissau e presidenciais de Novembro: SISSOCO, JOMAV E VAMAIN DISPUTAM PRIMÁRIAS DO MADEM 09 Agosto 2019

O antigo primeiro-ministro Úmaro Sissoco Embaló, o Presidente da República cessante José Mário Vaz e o Constitucionalista Carlos Vamain disputam, está tarde, numa das unidades hoteleiras da capital Bissau, as eleições primárias do Movimento para a Alternância Democrata – Grupo 15 (MADEM-15), com o intuito de conquistar a confiança dos 615 membros do Conselho Nacional e o vencedor apresenta-se como o candidato daquela que é a segunda maior força política do país, às eleições presidenciais agendadas para 24 de novembro do ano em curso.

Guiné-Bissau e presidenciais de Novembro: SISSOCO, JOMAV E VAMAIN DISPUTAM PRIMÁRIAS DO MADEM

O jornal O Democrata avança que soube, de uma fonte da Comissão Política daquela formação, que o partido recebeu quatro pedidos de apoio para as eleições presidenciais, incluindo o do seu terceiro coordenador, Umaro Sissoco Embaló, o único dirigente do partido que escreveu à Direcção mostrando a sua disponibilidade para concorrer às primárias.

De entre os nomes que solicitaram o apoio do partido, de acordo com a nossa fonte, figuram o do Presidente da República cessante, José Mário Vaz, do Constitucionalista Carlos Vamain e o do antigo Primeiro-ministro, Carlos Gomes Júnior.

A fonte avança ainda que o nome de Carlos Gomes Júnior foi eliminado pelos membros da Comissão Política Nacional, dado que não reuniu as condições administrativas exigidas pela Comissão Ad’hoc encarregue de organizar o processo das primárias.

“Os membros do Conselho Nacional vão escolher hoje o candidato do partido às eleições presidenciais. Somos um partido grande com uma estrutura muito bem implementada a nível nacional e no exterior, portanto o nosso candidato às presidenciais é o futuro Presidente da República, por isso faremos uma escolha responsável para o bem da Guiné-Bissau e do seu povo”, contou outra fonte do partido e alto dirigente.

Uma das fontes da Comissão Ad’hoc contatada via telefone informou a O Democrata que os três nomes que disputam esta tarde as primárias do partido durante a reunião extraordinária do Conselho Nacional, são obrigados a marcar presença no ato para a apresentação aos membros do maior órgão de consulta do Movimento as suas moções de candidatura.

Entretanto, O Democrata apurou de uma fonte do Gabinete da Comunicação e Relações Públicas da Presidência da República que o Chefe de Estado, José Mário Vaz, fez uma viagem de carácter privada na manhã desta quinta-feira, 08 de agosto de 2019 [dia das primárias do MADEM], para o reino de Marrocos, onde ficará cerca de sete dias.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau

blogs

publicidade

Newsletter

Abonnement

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project