REGISTOS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

"Guerra com a natureza tem de acabar": Greta T. desembarcou em Manhattan, NY duas semanas depois — Viagem em veleiro desde Estocolmo com zero CO2 30 Agosto 2019

A adolescente ativista pelo clima desembarcou na quarta-feira, 28, como previsto, na baía de Manhattan, Nova Iorque, onde é convidada da Cimeira do Clima a ter lugar no sábado, 31. As suas primeiras palavras para as câmaras na ’Big Apple’ foram: "A nossa guerra contra a natureza tem de acabar".

Greta Thunberg, de 16 anos — que deixou de andar de avião desde que se apercebeu da imensa pegada ecológica que cada viagem aérea deixa — tinha embarcado na quarta-feira, 14, em Estocolmo rumo a Nova Iorque, numa viagem de duas semanas, num veleiro sem cozinha nem casa de banho nem beliche.

A jornada marítima de duas semanas entre as duas margens do Atlântico tem uma emissão zero de dióxido de carbono, porque tudo no barco foi pensado para não deixar pegada ecológica. A eletricidade utilizada no veleiro tem origem nas turbinas eólicas e nos painéis solares.

Antes de deixar a capital sueca, Greta T. disse estar consciente de que a viagem ser-lhe-ia pouco confortável: “Sei que vou ficar enjoada”. Mas a decisão justifica-se: “Ao viajar de barco, vou contribuir para a redução da emissão de carbono mas também envio um sinal muito forte às pessoas: a crise do clima é bem real, está a acontecer”.

Fontes: N Y Times/ BBC/Facebook

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau

blogs

publicidade

Newsletter

Abonnement

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project