NOTÍCIAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Governo vai homenagear Ntoni Denti d’Oro com busto a ser edificado em São Domingos 13 Abril 2018

O concelho de São Domingos, no interior de Santiago, vai receber um busto de homenagem a Ntoni Denti d’Oro, “figura distinta” na arte da “txabeta”, que também sobressai no finaçon.

Governo vai homenagear Ntoni Denti d’Oro com busto a ser edificado em São Domingos

O anúncio foi feito pelo ministro da Cultura e Indústrias Criativas, Abraão Vicente, na inauguração da escola de música Escola Segura, de Ribeirão Chiqueiro, cujos alunos são beneficiários do Programa Bolsa de Acesso à Cultura (BACultura).

O busto, segundo o ministro, vai ser construído pelo escultor Domingos Luísa e deve estar pronto para ser inaugurado no mês de Julho.

“Nós estamos a trabalhar na recuperação do símbolo da cultura cabo-verdiana”, disse, indicando que esta é também uma forma de incentivar, sobretudo as crianças a trabalhar para também merecerem uma estatueta.

Para além de Ntoni Denti D’Oro está também em perspectiva a edificação de bustos para outros artistas mais populares de Cabo Verde como Nhá Nácia Gomi, Sema Lopi, Antão Barreto, Cesária Évora e Bana, entre outros que deram o seu contributo para cultura cabo-verdiana.

António Vaz Cabral, ou simplesmente Ntoni Denti D´oro, nasceu a 15 de Fevereiro de 1926, no concelho de São Domingos, onde, com 10 anos de idade, começou a dedicar-se ao batuque e ao finaçon, tendo como mestre Miranda Tavares.

Hoje, com 92 anos, Ntoni Denti D´oro encontra-se acamado e será alvo de uma homenagem por parte do Governo da República de Cabo Verde.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade
Cap-vert
Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project