CORREIO DAS ILHAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Governo cria Escola do Mar e aprova os respetivos Estatutos 15 Novembro 2019

O Governo quer criar instituições que permitirão a materialização do Pilar do ensino técnico-profissional e que façam parte integrante do Campus do Mar de Cabo Verde. Por isso, o Conselho de Ministros desta semana aprovou o Decreto-Lei que cria a Escola do Mar e aprova os respetivos Estatutos.

Governo cria Escola do Mar e aprova os respetivos Estatutos

Conforme avançou o porta-voz da reunião, Amadeu Cruz, em conferência de imprensa, desta quarta-feira, 13, na cidade da Praia, a Escola do Mar visa desenvolver e implementar ações de formação básica modular e técnico profissional nos domínios da Economia Marítima, responder às necessidades nacionais e internacionais, tendo como base a experiência e recursos do Departamento de Transportes Marítimos da Faculdade de Engenharias e Ciências do Mar, antiga Escola Náutica de São Vicente.

“A Escola do Mar terá como missão incrementar e qualificar a capacidade de resposta em relação à demanda nacional e internacional do pessoal do mar, fortalecer a ligação entre o ensino e o setor empresarial, e consolidar as ofertas formativas”, explicou Amadeu Cruz, para quem, este diploma reforça as áreas do conhecimento de maior interesse estratégico para o país, nomeadamente no seio da Zona Económica Especial de Economia Marítima, mas também nas áreas ligadas às pescas e à navegação costeira.

De acordo com o governo, a Escola do Mar, com sede em São Vicente, estará a funcionar sob a superintendência do Ministério da Economia Marítima, que articulará com os Ministérios da Educação e Ministério das Finanças, através da Formação Profissional, devendo estender as suas atividades de formação à ilha de Santiago para dar resposta às necessidades específicas da região sul.

A instituição, ora criada, terá como principais órgãos de gestão, o Conselho de Administração, composto por três membros, o Conselho Técnico-Científico e Pedagógico e o Conselho de Certificação e de Avaliação da Qualidade da Formação Marítima. Outro diploma aprovado nesta reunião do Conselho de Ministros foi o Decreto-Lei que cria o Campus do Mar de Cabo Verde.

CL

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project