SOCIAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Governo anuncia centro de diagnóstico médico a instalar na Delegacia de Saúde de São Vicente 19 Janeiro 2021

O ministro da Saúde declarou, esta segunda-feira, no Mindelo, que a ilha de São Vicente vai ter “em breve” um centro de diagnóstico médico, cujos equipamentos serão instalados na delegacia de saúde, que vai permitir “descongestionar o hospital”.

Governo anuncia centro de diagnóstico médico a instalar na Delegacia de Saúde de São Vicente

De acordo com a Inforpress, Arlindo do Rosário, que falava na manhã desta segunda-feira no ato de entrada em funcionamento, nas instalações da Delegacia de Saúde de São Vicente, da farmácia do Estado, que funcionava no Hospital Baptista de Sousa, concretizou que com o centro de diagnóstico médico as pessoas que vão aos centros de saúde passam a realizar exames de imagiologia, RX, ecografia e de laboratório.

Ou seja, continuou, trata-se de “passos importantes” quando se procede a uma separação entre a atenção primária e hospitalar, descongestionando o hospital, que se deve ocupar de situações de foro hospitalar.

Sobre a deslocalização da farmácia do hospital para a delegacia, o ministro referiu que se trata de um assunto “há muito em discussão”, ou seja, precisou, deixar para o hospital a farmácia hospitalar e para a delegacia a farmácia pública, que irá servir a população que demanda os centros de saúde, a atenção primária, e estará a funcionar “todos os dias da semana”.

“Será uma mais-valia, facilitando o acesso aos medicamentos e a vida das pessoas, melhorando o acesso” concretizou Arlindo do Rosário, que aproveitou a ocasião para anunciar “ainda hoje” um encontro com os serviços de saúde na ilha e Protecção Civil para um “novo balanço” da evolução da pandemia de covid-19 em São Vicente.

“Os dados recentes merecem de facto uma nova análise da situação”, lançou Arlindo do Rosário, que, mesmo assim, felicitou e agradeceu todos os profissionais de saúde da ilha pelo “combate travado e pelo engajamento e profissionalismo”.

Ainda no quadro da visita do ministro da Saúde prevê-se para esta terça-feira a inauguração do Centro de Diálise da Região Norte, sediada em São Vicente, infra-estrutura que o ministro classificou de “importante” e que irá “dar respostas” aos doentes com insuficiência renal crónica terminal, que necessitam desse tratamento.

“E assim, passo a passo, mas de uma forma consistente, com fé e foco que vamos continuar a trabalhar para melhorar a saúde não só de São Vicente, como de Cabo Verde, no geral”, enfatizou o titular da pasta da Saúde.

O ato de inauguração do Centro de Diálise da Região Norte ocorre às 10:00 de terça-feira, 19, e será presidido pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project