INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

G20 reunido, sem China, questiona globalização e propõe menos fisco e mais indústrias nacionais 24 Fevereiro 2020

Os chefes das Finanças das maiores economias mundiais reunidos na capital saudita, no sábado, 22, deram um sinal claro da sua inquietação ao questionarem o modelo de globalização, cujas vulnerabilidades ficaram expostas no surto de Covid-19 em curso. Daí proporem mais alívio fiscal e mais indústrias nacionais para o fornecimento de componentes, para contrapor à atual dependência ante a China de que sofrem as indústrias automóvel, aeronáutica, farmacêutica.

G20 reunido, sem China, questiona globalização e propõe menos fisco e mais indústrias nacionais

A China, segunda economia mundial, ausente da reunião de Riade conduz a uma leitura clara, inquietante de que o surto de Covid-19 não é uma ameaça de curto-prazo.

A epidemia tem consequências tremendas que já começam a fazer sentir-se. Para já nas indústrias automóvel, aeronáutica, farmacêutica devido à falta de componentes de que a China é a quase exclusiva fornecedora (entre 90 e 95 por cento).

1ª reunião na Arábia Saudita

É a primeira vez que o reino da Arábia Saudita recebe uma reunião do G-20. Aconteceu na XV Cimeira, no sábado, 22, do Grupo dos Vinte — Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, África do Sul, Brasil, Canadá, China (ausente), Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Indonésia, Itália, Índia, Japão, México, Reino Unido, Rússia, Turquia, União Europeia —Banco Central, Conselho Europeu e Comissão Europeia.

Como é habitual, o encontro dos Vinte tem entre os convidados, dirigentes de organizações como o FMI, ONU, a União Africana, e de países como a Espanha, a Holanda, o Senegal, Singapura, o Vietname, entre outros.
...
Fontes: Japan Times/Bloomberg/Arquivo. Fotos (Getty/AP): 15ª cimeira em Riade anfitrionada pelo ministro saudita das Finanças. A francesa Christine Lagarde, agora no BCE e que na 14ª esteve em Buenos Aires como DG do FMI. Ministra indiana das Finanças.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project