REGISTOS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Fundação Amílcar Cabral homenageia Marcelino dos Santos e destaca seu contributo na luta pela libertação 20 Fevereiro 2020

A Fundação Amílcar Cabral (FAC) homenageou hoje o dirigente histórico da Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO), Marcelino dos Santos e destacou o seu contributo como um dos fundadores do movimento de luta de libertação no continente africano.

Fundação Amílcar Cabral homenageia Marcelino dos Santos e destaca seu contributo na luta pela libertação

“A Fundação Amílcar Cabral sentiu-se no dever de fazer essa homenagem a Marcelino dos Santos. Marcelino dos Santos pertence àquela primeira geração, de Amílcar Cabral, Agostinho Neto, Mário Pinto de Andrade e outros, que iniciaram com aquilo que viria a dar nas lutas da libertação nacional”, declarou o presidente da FAC, Pedro Pires.

Pedro Pires, que falava à Inforpress, na cidade da Praia, à margem da homenagem, explicou que outro aspecto que motivou a FAC a prestar este tributo é a amizade e ligação que existia entre Marcelino dos Santos e Amílcar Cabral.

Segundo ele, um dos objectivos da fundação é trabalhar a memória e desenvolver todo o trabalho para que os impulsionadores da luta pela libertação sejam reconhecidos pelo papel histórico que tiveram.

De acordo com Pedro Pires, Marcelino dos Santos é o último do grupo dos fundadores do movimento da luta pela libertação nacional a falecer.

“Havia que aproveitar esta oportunidade para também fazer essa homenagem, que, ao mesmo tempo, é uma homenagem aos seus companheiros”, observou.

No seu entender, esta iniciativa demonstra que a Fundação Amílcar Cabral está a cumprir o seu papel e seu dever, tendo em conta os fins que professa, defendeu PP citado pela Inforpress.

“É a realização de um objectivo, contribuindo para que a figura de Marcelino dos Santos seja conhecida e reconhecida em Cabo Verde”, enfatizou.

Falecido na terça-feira, 11 de Fevereiro, aos 90 anos, Marcelino dos Santos foi um político, poeta e membro fundador da Frelimo.

Veterano da luta pela independência de Moçambique, Marcelino dos Santos foi ministro da Planificação e Desenvolvimento e dirigiu a Assembleia Popular.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project